• Home
  • »
  • Blog
  • »
  • Agile
  • »
  • Squad: O Que É, Características, Vantagens e Como Adotá-lo
Squad o que é

Você quer saber afinal o que é uma Squad? Confira tudo por aqui: desde a definição ao modo de implementação!

Saber o que é squad e se inspirar neste modelo pode trazer muitos benefícios para seus projetos, para os membros da equipe e, claro, para o sucesso da empresa. 

Pensando nessa oportunidade de ter mais agilidade, preparamos este conteúdo sobre times estruturados em squads. 

Continue a leitura e descubra como é possível dar mais agilidade ao trabalho, com colaboração e engajamento. 

Receba uma consulta de OKR completa e personalizada. Saiba como!

Squad O Que É ?

Squad  é um time multifuncional geralmente composto por de 6 a 12 profissionais de diferentes disciplinas com uma missão clara, objetivos em comum e grande autonomia para tomada de decisão.

Como surgiu a metodologia squad?

Primeiramente, squad não é uma "metodologia", pois não existe um procedimento exato (passo a passo) que define uma squad.

Então, podemos dizer que squad é uma forma diferente de trabalhar (com alguns princípios claros), ao invés de um processo de trabalho definido.

A palavra squad, de origem inglesa, significa “pelotão” ou "esquadrão".  

Nos ambientes de trabalho, o termo foi inicialmente adotado pela empresa Spotify e foi popularizado através deste vídeo criado por Henrik Knibert.

Quando o Spotify ainda era uma organização com alguns poucos colaboradores, eles utilizavam o framework Scrum em seus poucos times.

Em seguida, com o crescimento acelerado que tiveram, passaram a identificar alguns gargalos no Scrum. Esse método específico passou a não ser mais suficiente, fazendo com que eles evoluíssem seu modelo, que acabou inspirando o mundo todo.

Como resultado, o Spotify renomeou o antigo papel de “Scrum Master” para “Agile Coach”. A intenção era que o Agile Coach fosse menos um especialista em Scrum, e mais um líder-servidor capaz de estimular e suportar a melhoria contínua. A segunda medida foi passar a chamar as equipes multidisciplinares de “Squads“, ao invés de “Times Scrum”.

Como funciona a metodologia squad?

Uma squad pode, por exemplo, ser formada por profissionais de marketing, tecnologia e User Experience, que atuam juntos de forma auto-gerenciada ao longo do desenvolvimento de um produto, acompanhando de perto o comportamento dos clientes neste produto. 

Aliás, o modelo é algo muito comum em startups — empreendimentos em busca de um modelo de negócio repetível e escalável em um curto espaço de tempo. 

No próximo tópico, você verá porque o conceito de squad ajuda tanto a gerar agilidade para uma empresa. 

Quais as Vantagens de Trabalhar Com Estrutura Squad?

Agora, sim, vamos às vantagens do squad. Já vale adiantar que realmente existem pontos muito interessantes e valiosos. 

Confira: 

Autonomia

Os membros de uma squad são, por princípio, autônomos. Isso não quer dizer que cada um faz o que bem entender a qualquer momento (o que significaria um playground).

Brincadeiras à parte, quando dizemos que uma squad é autônoma, significa que nela existem pessoas que têm capacidade e autoridade para tomar decisões referentes ao produto ou serviço de sua responsabilidade. 

Essa autonomia permite tomada de decisões mais rápidas e maior capacidade de criação e experimentação do time, levando a um maior grau de inovação.

Autonomia significa também que os membros da squad decidem o que fazer, como fazer e como se organizar para isso.

Agilidade

O squad contribui bastante para a agilidade do trabalho. Afinal, a equipe composta por em geral até 10 pessoas, geralmente, tem todo o poder de decisão no tocante ao desenvolvimento de seus produtos e projetos. 

Todas as ideias e tarefas não precisam passar, por exemplo, pela aprovação de um coordenador ou gestor de forma centralizada. A própria squad contém pessoas com conhecimento e habilidades complementares para gerar o valor para o cliente.

Desta forma, a equipe multidisciplinar de uma squad trabalha em alta colaboração e, com isso, tende a reduzir os ciclos de feedback de seus produtos e acelerar o desenvolvimento e o aprendizado sobre o produto. 

Produtividade

Uma vez que o trabalho se torna mais ágil, é claro que se tem maior produtividade também. 

O tempo que se gastaria esperando aprovações ou, então, reuniões de brainstorming com outras equipes, já dá para fazer tal projeto andar mais ou, ainda, iniciar outros. 

A ação do squad, sem dúvidas, é mais integrada, focada e organizada. Tudo isso somado a muita produtividade constante. 

Engajamento

Como disse ainda na definição sobre o que é squad, nesse modelo de trabalho, os profissionais têm maior autonomia. 

Isso proporciona maior liberdade de criação e ação, fatores que também fazem as pessoas se sentirem mais envolvidas nos projetos.

É claro que estar em uma squad não significa fazer o que quer! A missão da squad delimita até onde ela pode ir.

É desse ponto que também vem à tona mais engajamento, aquela real sensação de pertencimento e, claro, de satisfação ao se deparar com bons resultados.  

Colaboração

É importante mencionar que, no método Squad, não só a equipe possui autonomia, como cada membro também tem a liberdade de falar e opinar. 

Assim, há a prática daquele velho ditado que diz “duas cabeças pensam melhor do que uma”.

A partir desse pressuposto cria-se uma cultura de colaboração muito maior e melhor entre os profissionais. 

Colaboradores Mais Capacitados

O poder da autonomia, além de tudo, permite que outros colaboradores se desenvolvam mais de maneira profissional e pessoal. 

Eles realmente entendem como funciona o trabalho deles, o quanto ações focadas são necessárias para o sucesso da empresa como todo. Então, passam a agir de forma independente. 

Tudo isso também só faz com que haja pessoas mais capacitadas no trabalho, além de descentralizar decisões e reduzir o tempo de geração de valor para os clientes. 

Squad como funciona

O Que É Squad Com Metodologia Ágil?

Bom, relembrando…

O squad é um time de trabalho composto por pessoas de diferentes áreas e que, ao mesmo tempo, possui ações mais focadas, colaborativas e ágeis. 

Já as metodologias ágeis se baseiam em uma filosofia de gestão que aplica quatro valores essenciais: 

  1. indivíduos e interações mais do que processos e ferramentas;
  2. software em funcionamento mais  que documentação abrangente;
  3. colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  4. responder a mudanças mais que seguir um plano. 

Dá para notar que os dois conceitos coincidem bastante, uma vez que são focados em estabelecer mais eficácia, produtividade e colaboração no dia a dia.

Quando o Spotify começou a criar suas Squads, um de seus objetivos era sair um pouco da definição restrita de papéis do Scrum, como o Product Owner e Scrum Master, por exemplo, gerando mais flexibilidade. 

Vale a Pena Implantar o Modelo de Squads na Sua Empresa?

A resposta para essa grande dúvida é muito particular. 

Afinal, tudo vai depender do seu modelo de negócio, da quantidade de colaboradores e do nível de expertise e maturidade desses profissionais. 

Sendo assim, o melhor é analisar cada ponto sobre squad e ver se ele faz sentido dentro das suas singularidades e expectativas. 

Se tudo der certo para o método ser implementado, não tenha dúvidas de que você e a sua empresa colherão mais valor e sucesso! 

Squad como implementar

Como Implantar Squads Dentro da Sua Empresa?

Como montar Squads? Antes de tudo, vale ter todos os objetivos da empresa muito bem definidos. 

Ao mesmo tempo, também é importante definir a missão e quais serão os objetivos que representam o sucesso da squad.

Para isso, conte com a metodologia OKR

Em seguida, vem a tarefa de conhecer o perfil de cada colaborador, entender quais são as facilidades e limitações de pessoa por pessoa. 

O terceiro passo é montar equipes com até 10 a 12 pessoas e, claro, explicar muito bem o que é squad, quais são os benefícios e o que é esperado dos times.

A empresa Spotify, além de nos inspirar com o conceito de squad, também inspira com outros conceitos estruturais que os ajudaram a organizar e evoluir um modelo de gestão, principalmente quando estamos falando de escala.

São eles:

  • Chapters
  • Tribes
  • Guilds

Chapters

No Spotify, um chapter é uma área de competência. Podem haver, por exemplo, chapters de qualidade de software,  Agile coaching, UX Design, Gestão de Produtos, etc..

Em cada chapter (não obrigatoriamente para todos) existe um chapter lead (líder do chapter). Em geral é um(a) gerente que tem missão de co-construir a evolução daquela disciplina na empresa. 

Tribes

Outra estrutura usada no Spotify, uma tribe é uma estrutura composta por um conjunto de squads

Enquanto uma squad tem um Product Owner, uma tribe tem um tribe lead, que que ajuda a direcionar os objetivos de negócio para toda a tribe.

Guilds

Por fim, o Spotify adota o conceito de guilds - comunidades de prática focadas em um determinado tema. Um tema pode ser engenharia de software, liderança, comunicação não violenta, inovação, etc.

São temas transversais a diferentes tribes, squads e chapters. Um ponto interessante de uma guild é que a participação nela é voluntária. Uma pessoa entra e sai de uma guild a qualquer momento, conforme seu interesse.


Receba uma consulta de OKR completa e personalizada. Saiba como!

Quais os desafios da implementação de squads?

Ao observar a realidade de muitas empresas, vemos que um grande desafio para trabalhar com squads é a própria cultura organizacional.

De fato empresas com uma cultura mais comando-controle, com hierarquias rígidas e voltadas somente para entregar atividades e projetos terá dificuldades com o conceito de squads.

Essa dificuldade é proveniente do fato que muitos gestores não querem ou não sabem como dar autonomia e preparara times de alta performance. O que buscamos com squads é uma performance que jamais teríamos que se pessoas ficarem divididas em silos departamentais.

Outro desafio é a comunicação. squads eficazes se comunicam com frequência através de rituais que são respeitados e melhorados com o tempo. Uma squad tem acordos explícitos e claros, desde o primeiro dia de sua formação.

Empresas inovadoras que usam o modelo de squads

Apesar deste conceito ter nascido no Spotify, ele invadiu muitas empresas por todo o mundo, principalmente as empresas de tecnologia.

Além dos exemplos clássicos de gestão inovadora como Google, Facebook, Twitter, etc, basta você conversar com colegas de empresas de tecnologia de ponta para ver que este conceito já faz parte de muitas empresas, mesmo fora do setor de tecnologia.

Conclusão 

Então, o que achou deste conteúdo sobre o que é squad

Analise agora mesmo os objetivos da sua empresa e veja onde faz sentido estruturar squads, de forma a aumentar o desempenho e gerar mais valor. 

Lembrando que este conceito traz agilidade, produtividade, colaboração, engajamento e muito aprendizado. 

Já para outras informações sobre agilidade e OKR, continue aqui no blog Thomaz Ribas

Thomaz Ribas OKR

Sobre Thomaz Ribas 

Ele é especialista em OKR e Agilidade para os Negócios, consultor, facilitador e coach empresarial. Thomaz atua lado a lado com executivos, líderes e equipes, desde startups até grandes multinacionais, guiando-os na sua jornada rumo a abordagens de gestão mais ágeis e eficazes, para que possam prosperar nesta nova economia.

Saiba mais

Guia Introdutório de OKR

Mais acessados

Outros temas relacionados

OKRs para Customer Success é o caminho que leva ao sucesso do cliente. Veja ...

OKRs para Customer Success: o que é, benefícios, como adotar + exemplos!

O papel de Agile Coach está entre os mais importantes em uma empresa que ...

Agile Coach: O Que É e Quais as Competências Necessárias?

Veja como a cultura organizacional pode melhorar a relação entre os funcionários e manter ...

Cultura Organizacional: O Que É, Quais Seus Tipos + EXEMPLOS!

Quer receber conteúdos como esse gratuitamente?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos diretamente no seu email e ficar por dentro das novidades.

>