• Home
  • »
  • Blog
  • »
  • OKR
  • »
  • Como desenvolver uma mentalidade estratégia de líder usando o OKR?
Mentalidade estratégica

Descubra se você pensa de forma eficaz para o sucesso dos seus negócios… Confira o que é e como desenvolver a mentalidade estratégica usando OKR!

Um ótimo profissional é aquele constantemente aberto a novas tendências e soluções. Nesse sentido, a mentalidade estratégica aparece como um fator principal. 

Mas, afinal de contas, o que seria isso na prática? Será que vale a pena mesmo seguir essa lógica? E se sim, por onde começar a exercê-la? 

Enfim, a pauta traz muitas perguntas e reflexões que começaremos a fazer a partir de agora. 

Descubra todas as respostas!

Treinamento de OKR introdutório e gratuito
Como obter alinhamento, foco e agilidade com OKR

O que é mentalidade estratégica?

De acordo com o dicionário, a palavra “estratégica” é entendida como: relativo à planificação, aos métodos ou aos meios usados para se alcançar ou obter alguma coisa. 

Então, ter uma mentalidade estratégica significa, justamente, exercer pensamentos e práticas definidos em um planejamento.  

Ou seja, nada é ao acaso, todos os passos são cuidadosamente definidos — com base em dados, estudos, relatórios e análises.

Tudo para que seja possível chegar a uma ou mais metas para os negócios. 

É preciso ressaltar que essa é uma habilidade a ser desenvolvida, ou seja, ninguém nasce pronto. 

A mudança de mindset e a prática são aspectos imprescindíveis. 

Qual a importância da mentalidade estratégica?

A mentalidade estratégica faz com que os profissionais estejam sempre de “antenas ligadas”, com o “radar” preparado para captar tendências, soluções, oportunidades de crescimento e outros pontos. 

Exemplo: um gestor pode ler uma notícia sobre uma empresa mundial que utiliza a cultura Data Driven para agregar mais valor aos clientes dela. 

E, então, ele enxerga nesse fato uma oportunidade de também fazer a empresa para a qual trabalha crescer. 

A partir disso, conversa sobre a metodologia com sua equipe, estabelece novos processos, soma à mudança de comportamentos dos colaboradores e coloca as soluções em execução. 

Mais do que isso, o pensamento e a ação estratégicos também fazem com que os profissionais possam prever resoluções diante de problemas que ainda estão a caminho. 

Outro exemplo: diante do início da pandemia causada pela Covid-19 — que ainda nem tinha impactado totalmente o Brasil, quem já praticava a mentalidade estratégia pôde já pensar no modelo de trabalho remoto

memtalidade estratégica o que é

No início de 2020, isso ainda era “apenas” uma medida de contenção contra o novo coronavírus, mas, depois, tornou- se comum em muitas instituições. 

É que além de ajudar a amenizar os impactos da crise mundial de saúde, o home office gera economia (de aluguel e manutenção do escritório, pagamento de vale-transporte e de contas de luz, água, telefone) às empresas.

Fora isso, melhora a qualidade de vida dos funcionários e, ainda, abre o leque de opções para a busca de novos talentos. 

Antes, se o RH só poderia pensar em candidatos da cidade x ou y, agora, dá para buscar pessoas do Brasil inteiro, quiçá do mundo todo. 

Mas, de novo: só viveu essas vantagens de antemão quem já pensava estrategicamente. 

4 passos para desenvolver a mentalidade estratégica

1. Observe e procure padrões

Será que você realmente sabe como funcionam os negócios da sua área? 

Vale frisar que a ciência também envolve entender quais são os principais problemas que acometem o seu setor. 

E mais: quais as dificuldades e facilidades das equipes, como são exatamente os processos colocados em prática diariamente. 

Além disso, como é o perfil profissional de quem atua nessa área e quais são as promessas de inovações para o segmento. 

Observar todos esses aspectos e identificar padrões te ajuda a ter um panorama das situações e, também, poder pensar fora da caixa. 

2. Faça as perguntas difíceis

O exercício de reflexão também é crucial para a linha de pensamento estratégico. 

Nesse sentido, você deve fazer perguntas frequentemente direcionadas aos outros e a si mesmo. 

Então, vamos imaginar que haja a intenção de lançar um produto, certo? 

Pergunte: Quais são as características dele? Quais problemas do cliente é possível resolver? 

Quanto, mais ou menos, é possível vender? Quais seriam os impeditivos de comercialização? Como a concorrência poderia superar essa nova ideia? 

3. Transpareça que você sabe o que é o pensamento estratégico nas organizações

É claro que não basta dominar o que é mentalidade estratégica se você só vive o conceito para si mesmo. 

Faça o contrário… Mostre a todos que você domina o assunto, mais do que isso, que sabe o quanto isso pode trazer novos insights. 

Ao ser mais expressivo, você já compartilha seus conhecimentos e, consequentemente, ajuda a mudar o pensamento de outras pessoas ao seu redor. 

4. Tenha tempo para pensar e compreender os conflitos

Lembra que dissemos que pensamento de estrategista envolve perguntas complexas, também? 

Pois bem! 

Nada mais justo do que reservar mais tempo para fazer essas reflexões, observar dilemas e, claro, encontrar as soluções. 

Como desenvolver uma mentalidade estratégia de líder usando o OKR?

OKR  (Objectives and Key Results) é uma ferramenta usada para te ajudar a estabelecer metas e a medir o alcance delas por meio de resultados-chave. 

Para traçar as linhas de chegada, é fundamental entender a realidade atual dos negócios, sendo assim, observar e identificar padrões. 

Mentalidade estratégica OKR

Olhe para os potenciais, mas também para os problemas enfrentados atualmente. Isso já é pensar estrategicamente, lembra? 

A definição dos objetivos também depende de uma visão de futuro, de identificar as possibilidades de crescimento e sucesso. 

Além disso, definir processos e alinhar, ainda mais, o trabalho de todas as equipes — outros pontos que também estão ligados à mentalidade estratégica

Treinamento de OKR introdutório e gratuito
Como obter alinhamento, foco e agilidade com OKR

Conclusão

A mentalidade estratégia, como vimos, pode fazer muita diferença para o sucesso dos negócios. 

Afinal, ela ajuda os profissionais a identificarem padrões e, também, a entenderem mais a realidade vivida pela empresa. 

Outro ponto importante é que fica mais fácil prever tendências, novos modelos de negócios, além de dilemas impostos pelo mercado. 

Também não podemos deixar de lembrar que, quem pensa “fora da caixa” estará sempre preparado para se adaptar aos altos e baixos tão comuns no mundo VUCA.

Então, convencido de que o modo de pensar estratégico é a melhor aposta? A consultoria em OKR pode te ajudar a implementar esse novo jeito de olhar para o trabalho e para o universo dos negócios. 

Aproveite!

Thomaz Ribas OKR

Sobre Thomaz Ribas 

Ele é especialista em OKR e Agilidade para os Negócios, consultor, facilitador e coach empresarial. Thomaz atua lado a lado com executivos, líderes e equipes, desde startups até grandes multinacionais, guiando-os na sua jornada rumo a abordagens de gestão mais ágeis e eficazes, para que possam prosperar nesta nova economia.

Saiba mais

Guia Introdutório de OKR

Mais acessados

Outros temas relacionados

Com a crescente adoção e sucesso de empresas que usam OKR em diferentes segmentos, ...

OKR para RH: como criar passo a passo? [+EXEMPLOS PRÁTICOS]

OKR e Design Thinking são dois grandes condutores para o sucesso dos negócios. Veja ...

OKR e Design Thinking: o que são, para que servem e como escrever?

OKRs para Customer Success é o caminho que leva ao sucesso do cliente. Veja ...

OKRs para Customer Success: o que é, benefícios, como adotar + exemplos!

Quer receber conteúdos como esse gratuitamente?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos diretamente no seu email e ficar por dentro das novidades.

>