• Home
  • »
  • Blog
  • »
  • Agile
  • »
  • Agile Coach: O Que É e Quais as Competências Necessárias?
Agile Coach

O papel de Agile Coach está entre os mais importantes em uma empresa que busca evoluir seu modelo de gestão para obter mais agilidade, flexibilidade e melhores resultados para o negócio e para os seus clientes.

Infelizmente muitos ainda acreditam que a missão de Agile Coaches é treinar times em métodos ágeis. Esta é uma visão bastante estreita da realidade e é justamente por isso que muitas transformações ágeis (e digitais) fracassam.

Neste artigo eu trago uma visão mais ampla do papel de Agile Coach, suas responsabilidades e perspectivas de atuação. 

O Que É Um Agile Coach?

Agile Coach é a pessoa que ajuda times a irem além da adoção e execução de métodos ágeis, buscando de forma deliberada, consistente e engajadora o alto desempenho.

Os melhores Agile Coaches que conheci sabiam como tirar os times de sua zona de conforto e ir em busca de crescimento com o objetivo de gerar o maior valor possível para os clientes e para o negócio.

Treinamento de OKR introdutório e gratuito
Como obter alinhamento, foco e agilidade com OKR

Quais as Competências Necessárias Em Um Agile Coach?

Agile Coaches têm experiência e nível de expert em práticas Lean-Agile, além de habilidades evidenciadas com facilitação e de alguma experiência com coaching, mentoria e ensino.

Porém, certa vez me perguntaram quais são as principais soft skills que um Agile Coach precisa ter. A partir desta pergunta iniciamos uma boa conversa sobre inteligência emocional.

Embora conhecimento e experiência com práticas e ferramentas ágeis sejam fundamentais para um Agile Coach, inteligência emocional é um fator ainda mais importante para que este papel tenha sucesso.

Daniel Goleman mostrou com diversas pesquisas que inteligência emocional “é duas vezes mais importante que outras habilidades em qualquer posição de liderança”. Agile Coach são líderes!

Mas o que é inteligência emocional?

Segundo o EI Consortium, Inteligência Emocional é a capacidade que temos de, primeiramente, reconhecer nosso estado interno, nossas preferências, emoções e necessidades, ao mesmo tempo que reconhecemos nossas forças e limitações.

Uma vez que reconhecemos isso, temos inteligência emocional quando também somos capazes de gerenciar nosso estado interno e nossos impulsos, sempre os observando com atenção no momento presente, enquanto agimos de forma coerente com nossos valores. 

Assim, diante de tantos desafios complexos presentes nos diferentes times de uma empresa, a inteligência emocional passa a ser um dos pilares dos Agile Coaches.

Qual o Papel do Agile Coach?

O papel de Agile Coach é bastante diverso e uma das maneiras de compreendê-los é através do Agile Coaching Competency Framework, criado pelo Agile Coaching Institute, ilustrado na imagem abaixo.

Os lados direito e esquerdo do framework mencionam 4 papéis distintos dos Agile Coaches:

  1. Instrutor (professor)
  2. Mentor
  3. Coach profissional
  4. Facilitador
Quais as responsabilidades de um agile coach

Primeiramente veja que no lado esquerdo temos os papéis que trazem profundidade ao conteúdo em questão (instrutor e mentor). 

Quando “colocamos” o chapéu de professor (ao dar um treinamento de Scrum ou Kanban, por exemplo) ou mentor, estamos trazendo nossa autoridade e experiência nos temas.

Por outro lado, no lado direito temos os papéis responsáveis pelo processo de desenvolvimento e geração de conhecimento (coach e facilitador). 

Ao colocar os chapéus de coach ou facilitador, trazemos nossa experiência e autoridade nos processos de facilitar e fornecer coaching profissional para nossos clientes.

A seguir vamos descrever cada componente do framework.

Praticante Agile-Lean

O componente praticante Agile-Lean do framework se refere à capacidade de compreender profundamente as práticas, princípios e valores dos frameworks ágeis e lean.

Ensino

Como instrutor ou professor, Agile Coaches compartilham seu conhecimento, no momento certo, através do ensino de temas específicos de forma eficaz. 

Quando uma Agile Coach fornece um treinamento de Kanban o Scrum, por exemplo, para as equipes, ele está assumindo este papel de ensino.

Mentoria

Como mentor, Agile Coaches devem ter a capacidade de transmitir a sua própria experiência, conhecimento e orientação para ajudar a desenvolver as equipes. 

Desta forma, mentoria é ir além do ensino. Trata-se de transmissão de conhecimento e experiências já vividas no passado e que irão ajudar no desenvolvimento dos times e indivíduos.

Facilitação

Com o chapéu de facilitador, o Agile Coach se torna detentor neutro do processo de orientar a descoberta do indivíduo, equipe ou organização. Trata-se de guiar grupos de forma neutra em um processo que os ajuda a criar soluções e tomar decisões. 

Para isso, é importante que Agile Coaches dominem diferentes técnicas e ferramentas de facilitação.

Coaching

Na minha opinião este é o aspecto mais poderoso do framework. Sinto falta do lado “coach” em muitos Agile Coaches. 

Com este “chapéu”, Agile Coaches demonstram a capacidade de atuar como coaches, sempre com o interesse do cliente determinando a direção, ao invés da experiência ou opinião do coach.

Enquanto coaches, acreditamos que todo indivíduo possui internamente os recursos necessários para o desenvolvimento.

Nosso papel aqui passa a ser criar uma relação de parceria com o cliente para ajudá-lo a chegar nas respostas através da sua própria reflexão e descoberta, ao invés de trazer nosso “expertise” para solucionar seus problemas.

"É melhor saber algumas perguntas, do que todas as respostas". - James Thurber

Preciso ter fluência em todos esses papéis?

Certamente é muito difícil querer exercer esses 4 papéis com excelência. Cada um de nós tem estilos e habilidades diferentes, portanto é natural que a gente sinta mais conexão e fluidez com 1 ou 2 desses papéis.

O bom Agile Coach não é aquele que atua bem em todos os papéis, mas ele deve saber quem chamar para cobrir outras partes do framework quando necessário.

Um exercício interessante para você... Pare e reflita:

  • Em quais desses papéis você se sente mais confortável e por quê?
  • Quais desses papéis você gostaria de buscar mais desenvolvimento?

Quais os Diferentes Tipos de Agile Coach?

Além de navegar nos 4 papéis descritos, diferentes Agile Coaches podem ter diferentes níveis de domínio nos campos técnico, negócio ou transformação, dependendo da sua trajetória e experiência profissional.

De fato é isto que observamos na parte inferior do framework ilustrado acima. Vejamos cada um desses domínios.

Domínio técnico

Agile Coaches com domínio técnico conseguem "colocar a mão na massa” de forma prática e exemplar quando se fala em engenharia de software ou alguma outra prática técnica. Não é necessário ser formado em tecnologia para ser um Agile Coach, embora possam ter esse background.

Domínio de negócio

Este domínio se refere à capacidade de aplicar estratégias de negócios como uma vantagem competitiva. Exemplos são a adoção de técnicas de inovação de produtos como Lean Startup, Business Model Generation ou Customer Development

Domínio de transformações

Agile Coaches com domínio de transformações são capazes de facilitar, catalisar e liderar a mudanças organizacionais, incluindo o aspecto cultural da empresa. 

Aqui estamos falando de gestão de mudanças, cultura organizacional, desenvolvimento organizacional, pensamento sistêmico e outras ciências comportamentais.

Quais as Responsabilidades de Um Agile Coach?

Agile Coach vs. Scrum Master: Quais as Diferenças?

Scrum Master é um dos papéis definidos pelo framework Scrum. Sua missão é ajudar o Time Scrum (incluindo o Product Owner) a compreenderem e adotarem os valores e práticas do Scrum da melhor maneira possível. Por isso dizemos que o Scrum Master é, entre outras coisas, um facilitador.

Por outro lado, o escopo de atuação de um Agile Coach vai além da facilitação de um time. Agile Coaches ajudam a desenvolver diferentes times, outros Agile Coaches, Scrum Masters e facilitadores para que os princípios e práticas ágeis tenham sucesso no ambiente ao seu redor.

Qual a diferença entre Agile Coach e Enterprise Coach?

O escopo de Enterprise Coaches é um pouco maior. Este papel foca no desenvolvimento de capacidades da empresa como um todo no uso de princípios e práticas ágeis. Isso inclui mudança cultural e desenvolvimento da liderança em todos os níveis da empresa. 

A imagem abaixo mostra os diferentes escopos de atuação, segundo o Agile Coaching Institute.

O que é um Agile Coach

Como Se Tornar Um Agile Coach?

Após atuar durante anos como Agile Coach e Enterprise Agile Coach, convivendo com colegas incríveis nesta área, eu diria que 3 coisas são fundamentais para se tornar um ótimo Agile Coach:

Em primeiro lugar, buscar autoconhecimento é essencial (já falamos acima de inteligência emocional), além de tornar a sua escuta o mais ativa possível. É preciso treinar os 3 níveis de escuta:

  • Escuta Interna (nível 1): nossos pensamentos, julgamentos e sentimentos
  • Escuta Focada (nível 2): a conexão presente, aqui e agora com o outro
  • Escuta global (nível 3): consciência do ambiente ao seu redor, incluindo sua intuição

Em segundo lugar, é preciso acumular experiência prática. Ninguém se torna Agile Coach da noite para o dia, e nem fazendo um treinamento ou bootcamp de 5 dias. É preciso, como tudo na vida, errar e acertar durante anos para ganhar fluência.

Em terceiro lugar, acredito que estudo e capacitação são coisas muito importantes. Algumas pessoas valorizam certificações mais que outras. Independente de certificações, é importante passar por treinamentos sérios, preferencialmente os cursos internacionais.

Treinamento de OKR introdutório e gratuito
Saiba dar os primeiros passos com eficácia

Conclusão

Apesar do papel de Agile Coach ter se tornado muito popular, especialmente em empresas de tecnologia, ainda existe oportunidade de evolução. Muitas empresas ainda têm a crença que Agile Coaches são os que treinam os times em Scrum, o que está longe de ser realidade.

Vimos neste artigo os diferentes papéis que devem ser assumidos por Agile Coaches, dependendo do contexto. Navegar entre esses papéis é fundamental para ajudar os times a incorporarem valores e princípios ágeis no seu dia a dia, para gerar mais valor para clientes e para o negócio. 

Referência de leitura para Agile Coaches: Coaching Agile Teams, Lyssa Adkins
Thomaz Ribas OKR

Sobre Thomaz Ribas 

Ele é especialista em OKR e Agilidade para os Negócios, consultor, facilitador e coach empresarial. Thomaz atua lado a lado com executivos, líderes e equipes, desde startups até grandes multinacionais, guiando-os na sua jornada rumo a abordagens de gestão mais ágeis e eficazes, para que possam prosperar nesta nova economia.

Saiba mais

Guia Introdutório de OKR

Mais acessados

Outros temas relacionados

OKRs para Customer Success é o caminho que leva ao sucesso do cliente. Veja ...

OKRs para Customer Success: o que é, benefícios, como adotar + exemplos!

Você quer saber afinal o que é uma Squad? Confira tudo por aqui: desde ...

Squad: O Que É, Características, Vantagens e Como Adotá-lo

Veja como a cultura organizacional pode melhorar a relação entre os funcionários e manter ...

Cultura Organizacional: O Que É, Quais Seus Tipos + EXEMPLOS!

Quer receber conteúdos como esse gratuitamente?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos diretamente no seu email e ficar por dentro das novidades.

>