Inteligência emocional

Inteligência emocional, felizmente, se tornou um tema comum em diferentes contextos da vida. Isso significa que aquelas duas palavras não se limitam a consultórios de psicólogos e psiquiatras. 

Elas também não só podem como devem fazer presença em empresas — afinal, sem uma consciência das nossas emoções e o que fazer com elas, não evoluímos, muito menos, nos tornamos profissionais reconhecidos e que contribuem muito para os negócios. 

Pensando nisso, eu decidi falar sobre o assunto conectando com OKR. Tudo para que a sua empresa e, claro, você como profissional possa se beneficiar mais do gerenciamento das emoções. 

Boa leitura! 

O que é inteligência emocional?

Apesar desse tema ser mais popular, hoje em dia, nem todo mundo sabe o que ele realmente significa. 

Basicamente, é a capacidade de entender e gerenciar suas próprias emoções, bem como buscar uma compreensão das emoções dos outros. Quando você é emocionalmente inteligente, consegue identificar os sentimentos que está tendo no momento e lidar com eles de forma saudável e eficaz. 

Também é capaz de se colocar ao lado dos outros, o que o torna mais empático e capaz de se comunicar de forma mais eficaz, gerando maior conexão com as pessoas. 

Desse modo, lidar com as emoções inteligentemente pode ajudá-lo a ser mais consciente de si mesmo e do impacto das suas ações nas pessoas ao seu redor (consciência relacional), o que é uma habilidade valiosa em todas as áreas da vida.

Quais são os benefícios da inteligência emocional em empresas?

A excelente notícia é que há muitos benefícios ligados à inteligência emocional, tanto que eu poderia ficar horas falando sobre isso. Mas, para mostrar um panorama, selecionei três vantagens indispensáveis a qualquer tipo de negócio

Melhora do clima organizacional

Um dos diversos benefícios é a melhora do clima organizacional. Quando os colaboradores desenvolvem uma compreensão das suas emoções e habilidades para compreender as emoções dos colegas, é possível estabelecer um ambiente mais humano, saudável e produtivo. 

Isso não só afeta positivamente o bem-estar dos funcionários, como também aumenta a produtividade das equipes, uma vez que um clima organizacional positivo incentiva a criatividade e a colaboração para navegar em problemas complexos. 

Portanto, investir no desenvolvimento da inteligência emocional dos funcionários pode ser uma estratégia eficiente para garantir sucesso e longevidade nos negócios.

Aumento do engajamento dos colaboradores

O engajamento dos colaboradores é essencial para o sucesso de qualquer empresa, independentemente do setor em que atua. 

Mas, como manter os funcionários motivados e comprometidos com as metas organizacionais? Uma das respostas está justamente no gerenciamento das emoções. 

Quando os líderes e gestores estão cientes das próprias emoções e conseguem lidar com elas, criam um ambiente de trabalho mais saudável, transparente e acolhedor. 

Isso, por sua vez, se reflete no nível de satisfação dos colaboradores e no desejo deles de contribuir efetivamente com a empresa. 

Melhora das tomadas de decisão

Além disso, a inteligência emocional também pode melhorar a comunicação entre os membros da equipe, já que eles aprendem a expressar suas opiniões e necessidades de forma mais clara e respeitosa. 

Todos esses fatores levam a um aumento significativo do engajamento dos colaboradores, o que impacta diretamente na produtividade, na qualidade do trabalho e, consequentemente, nos resultados da empresa como um todo.

Melhora das tomadas de decisão

Também, preciso destacar que, quando se trabalha em um ambiente mais harmonioso e positivo, as pessoas tendem a realizar suas tarefas com mais confiança e agilidade.

Tudo isso permite uma tomada de decisão mais assertiva e uma maior capacidade de adaptação às mudanças. Essas características são fundamentais em um mundo empresarial, que é frequentemente impactado por constantes transformações. 

Como estimular a inteligência emocional em uma empresa?

Depois de constatar os benefícios de ter um ambiente profissional com pessoas mais inteligentes emocionalmente, fica a grande questão: como conseguir esse desenvolvimento? Para isso, indico as seguintes ações: 

Estimule a comunicação

Uma boa comunicação ajuda a criar um ambiente mais aberto para que os funcionários possam se expressar com confiança e lidar com os sentimentos de seus colegas de trabalho. 

Outro ponto importante é incentivar a troca de experiências e histórias pessoais, o que pode ajudar no estímulo da empatia e no respeito entre os colaboradores. 

Isso contribui para o estabelecimento de um ambiente mais harmonioso, com consequente aumento da criatividade, inovação e produtividade no trabalho.

Conheça as potencialidades e dificuldades de cada colaborador

Compreender as potencialidades e dificuldades de cada membro da equipe também é essencial para criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo. 

Nesse sentido, reconhecer as habilidades emocionais de cada indivíduo pode ajudar a desenvolver mais as relações interpessoais e a melhora da comunicação. 

Por outro lado, identificar suas dificuldades permite oferecer apoio, fornecer ferramentas de autoconhecimento e desenvolver habilidades que possibilitem o gerenciamento de suas emoções. 

Desenvolva a escuta ativa

Existe escuta ativa dentro da sua empresa? 

Essa é uma das melhores práticas, porque escutar os funcionários, de forma atenta e comprometida, incentiva um diálogo realmente aberto em que as emoções são valorizadas e compreendidas. Assim, o respeito, a empatia e a colaboração são fortalecidos. 

Diante disso, digo, ainda, que é fundamental que os líderes estejam dispostos a escutar e entender as necessidades emocionais dos colaboradores para que, juntos, possam criar um ambiente mais saudável e produtivo. 

Qual o impacto da inteligência emocional na adoção de OKR?

Para quem ainda desconhece, OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-chave) é uma ferramenta fundamental para definir objetivos e medir o progresso de profissionais, equipes e negócios.

E toda a análise de progresso é baseada em resultados atingidos, através de foco, colaboração e alinhamento, ajudando a direcionar os esforços de toda a empresa ao que é mais importante.

Mas qual a relação entre inteligência emocional e OKR? 

OKR é um framework de pensamento crítico. Pela nossa experiência, os melhores OKRs surgem de conversas catalisadoras — aquelas na qual há um espaço para troca de ideias de forma direta, aberta, estratégica e com escuta ativa.

Isso não significa que essas conversas serão super leves ou harmoniosas — pelo contrário! Ótimos OKRs surgem de confronto de ideias e visões que muitas vezes conflitam entre si.

Neste sentido, líderes que desenvolvem inteligência emocional têm maior capacidade de suspender o julgamento de duas ou mais ideias conflitantes. 

Eles conseguem observá-las e fomentar um diálogo produtivo, se colocando de forma assertiva e, ao mesmo tempo, aberto para ouvir o outro. É neste contexto que surgem as melhores decisões e os melhores OKRs.

Aproveite e leia também sobre eNPS. Saiba como essa pesquisa pode ser usada para orientar as decisões, o clima organizacional e o desempenho de seus colaboradores.

Treinamento de OKR introdutório e gratuito
Como obter alinhamento, foco e agilidade com OKR

Conclusão

Como dito ao longo deste conteúdo, saber gerenciar emoções é algo excelente para se ter mais autoconhecimento, além de empatia, senso de colaboração, comunicação clara e eficiente, dentre outros grandes benefícios. 

Todos esses pontos, claro, são cruciais para profissionais e para o ambiente de trabalho como todo. 

Vale lembrar que, com a adoção de OKR, líderes com maior inteligência emocional serão capazes de ter conversas mais francas, diretas e produtivas rumo a excelentes objetivos e resultados-chave.

>