• Home
  • »
  • Blog
  • »
  • OKR
  • »
  • OKRs de marketing: o que são, como funcionam + exemplos
okr de marketing

Você quer tornar uma marca referência no mercado? Este e outros grandes objetivos podem ser conquistados por meio de OKRs de marketing. Descubra tudo agora mesmo!

Você sabe quais são os objetivos de suas equipes de trabalho e, mais do que isso, como engajar os profissionais? Sem esses dois aspectos, não é possível ter sucesso nos negócios e conquistar os clientes. Mas, a boa notícia é que dá para resolver isso com  OKRs de marketing. 

O termo representa uma ferramenta simples e, ao mesmo tempo, poderosa para a gestão de metas. E o melhor de tudo é que ela pode ser usada por empresas de todos os portes, desde startups a multinacionais. 

Vou explicar melhor tudo isso ao longo deste conteúdo. Vale a pena conferir! 

Quer saber mais sobre o assunto e melhorar os negócios da empresa? Conheça a minha  agora mesmo!

Treinamento de OKR introdutório e gratuito
Como obter alinhamento, foco e agilidade com OKR

O que são OKRs de marketing?

O primeiro ponto aqui é deixar claro o que significa a sigla OKR. Nesse caso, trata-se do termo Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-chave). 

Como disse lá no início, na prática, OKR é uma ferramenta de gestão de metas. 

A função dela, então, é auxiliar as empresas em dois pontos principais: definição de  objetivos e mensuração dos resultados atingidos (justamente para saber se as tarefas e processos caminham em direção às metas e aos objetivos). 

Pode não parecer, mas essa tarefa de “bater o martelo” sobre o que se deseja alcançar nos negócios, o estabelecimento das estratégias, além do alinhamento entre as equipes, é um desafio e tanto para muitas empresas. 

OKR vem para esclarecer tudo e propor uma forma eficaz de se trabalhar e alcançar o sucesso. 

Também vale destacar que a ferramenta, ainda, proporciona aos profissionais e equipes mais foco, alinhamento, engajamento e agilidade. 

Como funcionam os OKRs de marketing?

Bom, os OKR de marketing então são todos os objetivos e resultados-chave relacionados aos benefícios que o time de marketing deve gerar para negócio e clientes. 

A lógica funciona assim: você precisa definir dois aspectos. São eles:

  • os objetivos — ou seja, fazer uma descrição qualitativa do que se pretende alcançar (pode ser tanto uma nova oportunidade ou a resolução de um problema);
  • os resultados-chave — que correspondem à maneira como você vai medir que está no rumo certo, ou seja, que o trabalho diário segue a linha de chegada (à nova oportunidade ou solução do problema). 

É importante ter em mente que os objetivos dentro da área do marketing podem ser os mais variados possíveis. 

Por exemplo, desde o aumento do número de clientes que acessam o site da empresa até o maior número de vndas para um determinado período. 

O OKR é muito interessante também por isso… Ele cabe em toda e qualquer realidade, cabe aos líderes e gestores o adaptarem às suas próprias necessidades. 

Então, quais são as suas?

diferencas kpi e okr de marketing

Qual a diferença entre KPI e OKR de marketing?

Quando o assunto é OKR de marketing, muita gente acaba confundindo essa sigla com a de KPI - Key Performance Indicator (Indicadores-Chave de Desempenho)

Mas é válido ressaltar que as duas são bem diferentes. Enquanto o OKR busca definir melhoria de performance  (com a definição do que se espera alcançar e como chegar a isso), KPI representam a saúde atual da empresa, produtos e serviços. 

É claro que a expansão e sucesso dos negócios vai depender desses dois pontos funcionando ao mesmo tempo. 

Exemplos de OKRs de marketing

Para simplificar mais tudo o que já te contei até aqui, separei alguns exemplos de OKR de marketing. 

Confira quais são eles:

Foco no Fortalecimento de Marca

O fortalecimento de marca, também conhecido como Branding, é todo o trabalho que a empresa faz para ser reconhecida como referência em seu próprio segmento.

Objetivo

Nesse sentido de se tornar uma potência em sua área, vamos considerar que o objetivo da marca, então, seja atrair mais leitores para o seu próprio blog. 

Dessa maneira, as pessoas poderão ver os conteúdos sobre produtos e serviços e provar que a marca é autoridade em determinados assuntos. 

Resultados-chave

Já o resultado-chave é o aumento de 20% de visitantes por semana no blog da marca. Além disso, o aumento de 10% de compartilhamentos dos conteúdos nas redes sociais. 

Foco na Geração de Leads

Gerar leads, ou seja, atrair novas pessoas com potencial de se tornarem clientes é outro objetivo muito comum na área do marketing. 

Objetivo

Com o objetivo citado acima, pensando na geração de leads, o time poderia ter como atividades a criação de conteúdos de blog com foco em topo de funil (assuntos mais básicos sobre produtos ou serviços). 

Assim, é possível atrair leitores que conhecerão a marca, poderão se aprofundar em alguns conteúdos do blog e, depois, demonstrar interesse em compras e fidelização com a marca. 

Resultados-chave

O resultado-chave para essa determinada situação é ter o aumento de 30% de visitantes nos novos conteúdos de topo de funil. 

Foco na Presença Digital

Por fim, a presença digital é quando a marca está em todos ou, ainda, nos principais canais de comunicação da internet. 

É válido dizer que, não basta fazer presença, também é muito importante interagir e, se possível, resolver dúvidas e problemas dos clientes (no site e nas redes sociais). 

Objetivo

O objetivo, então, é o de atrair mais público em todos os meios online da marca. 

Resultados-chave

Um resultados-chave poderia ser: o aumento do traffic share em 20% . 

Fora isso, a marca também poderia considerar o aumento de 10 mil assinantes em sua newsletter como Key Result. 

Observação: esses são apenas exemplos mesmo. Tanto os objetivos quanto os resultados-chave podem ser bem diferentes. 

Como disse, o OKR cabe em todas as realidades, basta você adaptar ao que precisa. 

Treinamento de OKR introdutório e gratuito
Como obter alinhamento, foco e agilidade com OKR


okr de marketing conclusao

Conclusão

Neste pequeno guia sobre OKR de marketing, você viu o que significa o termo em pauta. 

Estamos falando sobre Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-chave), uma ferramenta simples e poderosa para a gestão de metas. 

A ideia é realmente te ajudar a definir quais são os pontos de chegada que a empresa deseja chegar e, consequentemente, quais estratégias serão usadas para isso. 

Lembrando que o OKR também proporciona muito mais foco, alinhamento e engajamento entre profissionais e equipes. 

Por fim, nunca deixe de avaliar o seu negócio como um todo! O que buscamos com OKR não é criar “silos” nos quais cada time cria OKRs de forma isolada. 

O que buscamos é alinhamento entre os times, por isso sempre compartilhe seus OKRs com os colegas, buscando não somente feedback mas principalmente a identificação de dependências.

Quer saber mais sobre o assunto e melhorar os negócios da empresa? Conheça a minha consultoria em OKR agora mesmo!

Thomaz Ribas OKR

Sobre Thomaz Ribas 

Ele é especialista em OKR e Agilidade para os Negócios, consultor, facilitador e coach empresarial. Thomaz atua lado a lado com executivos, líderes e equipes, desde startups até grandes multinacionais, guiando-os na sua jornada rumo a abordagens de gestão mais ágeis e eficazes, para que possam prosperar nesta nova economia.

Saiba mais

Guia Introdutório de OKR

Mais acessados

Outros temas relacionados

Com a crescente adoção e sucesso de empresas que usam OKR em diferentes segmentos, ...

OKR para RH: como criar passo a passo? [+EXEMPLOS PRÁTICOS]

OKR e Design Thinking são dois grandes condutores para o sucesso dos negócios. Veja ...

OKR e Design Thinking: o que são, para que servem e como escrever?

OKRs para Customer Success é o caminho que leva ao sucesso do cliente. Veja ...

OKRs para Customer Success: o que é, benefícios, como adotar + exemplos!

Quer receber conteúdos como esse gratuitamente?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos diretamente no seu email e ficar por dentro das novidades.

>