• Home
  • »
  • Blog
  • »
  • OKR
  • »
  • Treinamento de OKR: qual o melhor curso gratuito disponível
Treinamento de OKR

OKR está em crescente adoção em todo o mundo e tem contribuído muito para as empresas terem foco, alinhamento e poder de adaptação em um mundo tão incerto e complexo. Saiba o que é um treinamento de OKR e como você pode fazer um gratuitamente.

A adoção de OKR está crescendo de forma intensa em todo o mundo. Com frequência converso com empresas do Brasil até a Coreia do Sul sobre os ganhos desta ferramenta e como adotar OKR com eficácia. 

Diante da crescente popularidade de OKR, uma pergunta frequente é “qual o melhor curso de OKR?” e “existe certificação de OKR?”

Treinamento de OKR introdutório e gratuito
Como obter alinhamento, foco e agilidade com OKR

Nos tópicos abaixo explicarei sobre os treinamentos de OKR e como a empresa deve considerar a adoção.

Ainda não sabe o que é OKR? Então descubra aqui.

Quais os benefícios de realizar um treinamento de OKR?

Era uma vez um CFO que estava preocupado com o orçamento solicitado para treinamentos de colaboradores da sua empresa. O CFO disse ao presidente:

- “E se a gente investir no desenvolvimento de nossos colaboradores e eles saírem da empresa?

Então o CEO respondeu:

- “E se a gente não investir e eles ficarem?

O CFO ficou meio sem jeito e no dia seguinte aprovou o orçamento para um treinamento inicial.

A história acima é uma das tirinhas clássicas do mundo corporativo que representa bem as diferentes perspectivas com relação à educação continuada dos gestores e executivos.

As empresas que conseguem atrair as pessoas mais incríveis para trabalhar são aquelas que proporcionam um ambiente de aprendizagem e crescimento. Esse é um aspecto fundamental para atração, engajamento e retenção. 

Aprender a desaprender

Treinamentos, quando bem aplicados, também ajudam muito no processo de “desaprendizagem”, tão necessário quando precisamos adquirir novos comportamentos. Além de ser um pilar para o atingimento da visão e realização da missão da empresa.

Nosso guru de gestão Peter Drucker disse que “agora aceitamos o fato de que o aprendizado é um processo contínuo para acompanhar as mudanças durante toda uma vida. E a tarefa mais premente é ensinar as pessoas a aprender.”

Você pode perceber como Drucker estava à frente do seu tempo?

Treinamento de OKR Peter Drucker

Peter Drucker

"Agora aceitamos o fato de que o aprendizado é um processo contínuo para acompanhar as mudanças durante toda uma vida. E a tarefa mais premente é ensinar as pessoas a aprender."

A única maneira que uma empresa tem para se adaptar às mudanças não é ser mais rápido, mas é aprender mais rápido. E isso não vai acontecer com modelos tradicionais e pesados de treinamentos corporativos que falam de ferramentas de gestão de 100 anos atrás.

Quando falamos de OKR é preciso pensar em re-aprendizagem. OKR é uma forma diferente de pensar o negócio e fazer a gestão de objetivos e resultados da empresa.

Trata-se de uma ferramenta ágil de gestão que desconstrói diversas práticas e princípios de gestão que foram criados no século XX. E para re-aprender, treinamentos formais não são suficientes.

Como gestores e executivos aprendem

Quando falamos de desenvolvimento de líderes e gestores, uma prática conhecida é a regra 70-20-10, que diz respeito a como líderes e executivos aprendem e mudam seus comportamentos ao longo de sua carreira.

Segundo esta regra, que é fruto de décadas de pesquisa, são necessários três tipos de experiências para gerar aprendizado, em uma proporção 70-20-10:

  • atividades desafiadoras realizadas na prática (70%)
  • relacionamentos com pessoas experientes, como mentores e coaches (20%)
  • cursos e treinamentos formais (10%)

Liderança e habilidades de gestão é algo desenvolvido ao longo de uma jornada e não em cursos de 1 ou 2 dias.

Eu vivi isto em minha própria jornada como líder e gestor. Não fosse a minha vontade de aprender fazendo, além de muitos treinamentos que fiz, acredito que não estaria aqui agora escrevendo este artigo.

A capacidade e a vontade de um gestor de aprender a partir de experiências é a base para liderar com geração de impacto. 

Novas experiências de aprendizagem

Os formatos tradicionais de treinamentos estão se tornando cada vez mais desatualizados. Treinamentos clássicos “de prateleira” já não são suficientes para cobrir gaps de desenvolvimento ou atender à expectativas do negócio. 

Cursos tradicionais estão sendo substituídos por experiências de aprendizagem que combinam, além de treinamentos, também mentorias, coaching e facilitação durante um período de tempo para maximizar a absorção do que está sendo aprendido.

Uma das tendências atuais nas empresas mais modernas do mundo são MVC (sigla em Inglês que significa “Minimum Viable Courses”, ou Curso Mínimo Viável). 

Neste conceito de MVC, ao invés da empresa construir grandes portais repletos de inumeráveis manuais e treinamentos que nunca são absorvidos na prática, criam-se cursos mais enxutos em pílulas que são consumidas rapidamente e que geram valor, possibilitando algum tipo de ação já no dia seguinte. 

Um exemplo deste tipo de curso enxuto e prático é este Treinamento de OKR Gratuito.

Treinamentos enxutos como este ajudam a acelerar o conhecimento da ferramenta OKR, mas não farão com que a empresa conquistem os superpoderes de OKR - foco, alinhamento, engajamento e agilidade. É preciso combinar treinamento com prática guiada.

O que se aprende em um treinamento de OKR?

Por conta da pandemia de 2020, todos os nossos treinamentos, coaching e programas de mentoria passaram também a serem entregues em suas versões virtuais (online). Eles são personalizados para atender as necessidades específicas da empresa.

Nosso treinamento de OKR remoto ou presencial contém diversas atividades práticas realizadas  por videoconferência de forma colaborativa e virtual. 

Conforme já comprovado, somente treinamentos isolados não geram aprendizagem. Toda a nossa capacitação oferecida é acompanhada de sessões de mentoring e coaching junto aos líderes da sua empresa para ajudá-los a tornar OKR parte da sua cultura.

Curso de

OKR

Seus times estão trabalhando como nunca, mas com pouco resultado para o negócio? Descubra como OKR pode ajudar.

No treinamento de OKR você terá conteúdo e prática com mão na massa. Você aprenderá como pensar de forma pragmática para criar bons OKRs. Esta é uma competência essencial para a gestão estratégica da empresa.

Nossos treinamentos e programas de mentoria são para líderes, gestores, executivos e todos aqueles que têm o papel de ajudar a empresa a executar a sua estratégia de forma eficaz e engajar os colaboradores para uma atuação eficiente e colaborativa.

O conteúdo do treinamento de OKR

Dentre outros temas, no nosso workshop in-company de OKR você verá:

  1. Qual a origem e o histórico de OKR e seu propósito
  2. Quais os benefícios do OKR para o seu negócio
  3. Como devemos preparar a empresa para adotar OKR (passo a passo)
  4. Como adotar OKR em tempos de pandemia
  5. Quais as características de OKRs eficazes
  6. Como trabalhar com OKR em times remotos e unidades distribuídas
  7. Como definir as cadências e ciclos de OKR usando o processo Definir-Alinhar-Agir-Aprender
  8. O que há de diferente em OKR comparado às práticas não ágeis de gestão
  9. Como acompanhar os OKRs ao longo do tempo 
  10. Cases de OKRs para geração de diálogo
  11. Definição e escrita de de OKRs na prática
  12. Como reduzir os ciclos de feedback para atingir resultados
  13. Como balancear OKRs para reduzir risco e evitar incentivos perversos
  14. Qual o papel e as responsabilidades dos OKR Champions
  15. Qual o papel dos líderes no processo de OKR

O treinamento é uma semente que a empresa planta para iniciar corretamente a sua jornada com OKR. Após o treinamento, faremos um conjunto de sessões facilitadas para configurar o processo de OKR e iniciar a definição dos OKRs de acordo com o negócio, produtos, serviços e estrutura organizacional da empresa.

Além de definir e refinar refinar os OKRs, iremos utilizar técnicas para mapear dependências entre times e criar OKRs compartilhados, garantindo o alinhamento vertical e horizontal (entre times).

Iremos também garantir que haja uma cadência de acompanhamento dos OKRs através das check-in.

Nós iremos apoiá-lo para que, após os treinamentos e sessões de coaching e mentoring, os líderes e OKR champions se tornem protagonistas no processo de tornar OKR parte da cultura da empresa e ajudem a empresa a atingir melhores resultados já no primeiro trimestre de adoção.

O essencial sobre a metodologia OKR

Antes de saber o essencial sobre OKR, vamos falar o que não é OKR!

OKR não é uma metodologia! 

Isso mesmo. Não existe um processo prescritivo nem um passo a passo que determina como usar OKR. OKR também não é uma lista de atividades, projetos ou funcionalidades a serem entregues. OKR é sobre resultado e não sobre esforço ou atividades.

Não há como falar sobre OKR sem falar sobre o negócio e os clientes. OKR é uma forma de trazer consciência para os resultados que irão levar a empresa adiante e irão satisfazer os clientes. Não é sobre gestão de projetos, atividades ou features. 

Claro que atividades são importantes, afinal, são elas que fazem acontecer. Mas se você entrega todas as suas atividades e projetos, e mesmo assim nada muda, você continua não sendo eficaz!

OKR ajuda a empresa a definir e corrigir sua rota rumo ao que é mais importante para ela e para seus clientes. Tradicionalmente, muitos gestores administram seus negócios olhando fixamente para o lado financeiro (a receita, o EBITDA, a margem, etc). É claro que tudo isso é muito importante e não podemos tirar os olhos das finanças, mas dirigir a empresa somente olhando para as cifras é como dirigir um caminhão na serra olhando para o retrovisor. 

Como implementar OKR

Bom, você já sabe que OKR não é uma metodologia, então não existe um processo ou manual prescritivo para a implementação.

Não existe uma forma única de adotar OKR para todas as empresas. Portanto, um treinamento de OKR precisa ser elaborado de forma especial e customizada para cada organização. 

Implementações de OKR devem incluir os principais líderes e executivos da empresa logo no início. Em empresas menores, a participação do CEO é importantíssima.

Eles devem ser um exemplo a ser seguido e, portanto, precisam compreender o que é OKR e o que a empresa quer com essa ferramenta. 

Se não houver comprometimento desses líderes, a probabilidade de sucesso fatalmente será reduzida. Por isso, nosso engajamento inicial em uma adoção de OKR é com esses líderes e demais times durante a jornada de adoção.

É possível realizar um curso de OKR online? 

No meu curso de OKR online e gratuito você encontra a essência sobre esta ferramenta tão eficaz.

Nele eu falo como obter alinhamento, foco e agilidade com OKR e como OKR pode ajudar a sua empresa a resolver a falta de foco, alinhamento e engajamento para conquistar melhores resultados para o negócio.

Esta aula de OKR é 100% online e gratuita onde você recebe o principal para já evoluir a sua gestão, com dicas práticas para você implementar OKR de maneira eficaz com suas equipes, além de checklists com recomendações para criar seus OKRs.

Existe uma certificação OKR master? 

Se você procurar por “okr certification” ou “certificação okr master” na internet, certamente vai encontrar diversos resultados.

Embora você possa encontrar algumas “certificações” de OKR no mercado, não existe certificação oficial de OKR e acredito que não deve existir. Não existe um “guia oficial de OKR”, ou a “bíblia de OKR” e nem modelo de maturidade, então como pode haver certificação oficial?

OKR nasceu na vida real de empresas que precisavam se tornar mais competitivas e inovadoras e para isso precisavam de algo que os ajudassem a aumentar o alinhamento, foco, engajamento e agilidade. 

Não foi um conjunto de consultores de grandes empresas ou um grupo de professores de universidade que ensinou pra eles sobre OKR.

Essas empresas tiveram que reaprender a sua forma de planejar seus objetivos no seu "campo de batalha", trazendo o pensamento de resultado, mais do que o pensamento de entregas de projetos!

Treinamento de OKR é uma semente para a alta performance

Um fator primordial para a evolução de uma organização é a evolução e adaptação de seus líderes. Isso somente vai acontecer se eles estiverem em constantes experiências e desafios que promovem aprendizagem. 

Treinamentos bem elaborados, apesar de contribuírem com apenas 10% no desenvolvimento de um gestor, têm um efeito amplificador pois impulsionam os outros 90% do aprendizado.

Sua empresa está sofrendo com falta de foco e alinhamento entre equipes. Saiba como as empresas de sucesso do Vale do Silício resolvem esse problema.  

Saiba mais.

>