• Home
  • /
  • Blog
  • /
  • OKR
  • /
  • Conheça os benefícios do curso de OKR para empresas
Curso de OKR

Você já pensou em fazer um curso de OKR? Estas três letras correspondem a uma ferramenta aparentemente simples de compreender, mas difícil de dominar. 

Portanto, existe uma contrariedade nisso: muitos profissionais não conseguem lidar com essa simplicidade e acabam não conseguindo implementar e ter benefícios com OKR.  

Então, se você já enfrentou esse obstáculo, o curso será um grande investimento para a empresa e para sua carreira profissional como um todo. 

Neste conteúdo, você vai saber tudo sobre esse novo e tão imprescindível conhecimento. Continue a leitura e invista no melhor futuro! 

Leia também: MBO e OKR: principais diferenças que você precisa saber

O que é, afinal, OKR?

Para quem ainda desconhece, a sigla OKR corresponde a uma ferramenta poderosa para definir objetivos e medir seu progresso baseado em resultados atingidos, através de foco, colaboração e alinhamento, ajudando a direcionar os esforços de toda a empresa para o que mais importa. 

Já o significado mesmo da sigla OKR é “Objectives and Key Results” ou Objetivos e Resultados-chave.

  • Objetivos — representam aquilo que a empresa necessita e deseja conquistar. 

  • Resultados-chave — são usados para definir como medir que estamos progredindo rumo aos objetivos. 

Também vale ressaltar que o OKR pode ser usado em qualquer tipo de empresa, independentemente do porte e do segmento — desde que a organização decida fortalecer um senso de agilidade, cooperação e experimentação. 

O que um curso de OKR pode fazer por sua empresa?

Agora, que já ressaltei o que é a sigla, posso falar mais sobre os benefícios propostos por um curso de OKR. 

Confira o que é possível ter com esse conhecimento:

Objetivos e resultados claros

Ter objetivos bem definidos é importante, mas isso não significa que você deva estabelecer uma “enxurrada” deles. 

Empresas ágeis conseguem definir aqueles objetivos que são mais fundamentais para o momento, ou seja, elas estabelecem uma limitação. 

Parece muito difícil isso? O curso vai justamente te ajudar a focar nas ideias que são mais significativas para o presente. 

Estratégias mais assertivas

Quando a empresa sabe onde quer chegar, fica muito mais fácil criar estratégias para isso. 

Então, os objetivos e resultados-chave ajudam os profissionais a terem mais foco para estabelecer o que deve ser feito em relação aos processos, tarefas, produtos e serviços da empresa. 

Curso de okr

Equipes mais alinhadas

Mais um benefício é que o OKR, por ser uma ferramenta simples, facilita a comunicação e o alinhamento entre as equipes

Aliás, sempre que instruo os profissionais sobre a ferramenta, incentivo diálogos bidirecionais (ou seja, aqueles em que têm participação de diferentes níveis hierárquicos da organização). 

Transparência 

A transparência também faz parte dos OKRs. Isso significa que a definição dos objetivos e resultados-chave fica clara a todos os profissionais. 

A clareza, inclusive, melhora a integração e engajamento entre as equipes… Ao ter noção concreta da realidade, os profissionais podem se ajudar mais diariamente. 

Outro fator interessante é que a evolução dos negócios, a partir dos OKRs, também fica muito clara a todas as pessoas da empresa. 

Todos conseguem visualizar se os esforços estão na direção certa. 

Como escolher um curso de OKR?

O primeiro passo, para a empresa crescer e ter mais agilidade, é justamente saber escolher um curso de OKR com qualidade. 

Nesse sentido, o curso precisa ser ministrado por um ou mais profissionais que já tenham grande experiência no mercado. Ou seja, por quem já trabalha com OKR há muito tempo. 

Você, além disso, pode avaliar quais empresas o curso já ajudou, quais foram as mudanças e evoluções para diferentes negócios. 

Analisar todo o conteúdo e cronograma do curso também é essencial para entender quais serão as etapas. 

Além disso, o ideal é que haja facilidade para começar e concluir o curso. Por exemplo, se ele for on-line, fica muito mais simples assistir às aulas e fazer as demais atividades. 

Curso de OKR Thomaz Ribas

Posso afirmar, sem sombra de dúvidas, que sou apaixonado pelo tema OKR. Além de ter mais de 20 anos de experiência como gestor de empresas nacionais e internacionais, ajudo profissionais a entenderem e implementarem os OKRs. 

Um dos meus objetivos é ajudar a destravar o verdadeiro potencial das empresas, mostrando como usar OKR e ter mais agilidade. 

Você pode viver essa grande experiência e investimento por meio do meu curso on-line e gratuito de OKR. Ele possui um caráter mais introdutório, com as seguintes pautas: 

  • o essencial de OKR;

  • como adotar o OKR;

  • checklist e exemplos de OKR. 

Essas são algumas das empresas que tiveram êxito com o meu curso: 

  • Riachuelo;

  • Sicoob;

  • HP Enterprise;

  • Conta Azul;

  • MRV;

  • Maxmilhas;

  • SENAC;

  • Banco BS2;

  • XP Educação;

  • dentre outras. 

ÚNICO NO BRASIL

Workshop Agility in Leadership (CAL-E)

Formação de líderes ágeis com certificação internacional. Confira o nosso currículo e garanta sua vaga!

Saiba mais

Vale frisar que, fora o curso, também ofereço uma consultoria de OKR, o que ajuda a entender melhor as particularidades de sua empresa. 

Curso de OKR Thomaz Ribas

Conclusão 

Como você viu, o curso de OKR é a chave para destravar os negócios, no sentido de proporcionar objetivos e resultados-chave mais claros e assertivos. 

Isso também faz com que a sua empresa tenha mais agilidade, comunicação realmente clara, equipes engajadas e mais alinhadas, processos e tarefas transparentes, dentre outros benefícios. 

Não espere mais para viver essas transformações tão importantes para os negócios! Comece, agora mesmo, o meu curso introdutório, gratuito e on-line de OKR!

Leia também sobre a relação entre Outcomes vs Outputs e como eles podem se combinar ao OKR para alavancar a sua empresa.

>