• Home
  • »
  • Blog
  • »
  • OKR
  • »
  • Livro sobre metodologia OKR: as melhores opções disponíveis
livros sobre metodologia okr capa

Quais os principais livros sobre metodologia OKR? O que podemos aprender com eles e quais cuidados precisamos ter ao ler livros sobre esta poderosa ferramenta que gera foco, agilidade e benefícios mensuráveis para o negócio?

Neste artigo eu compartilho alguns livros que foram importantes para mim, tanto na minha trajetória como gestor e executivo, quando no meu trabalho como consultor de empresas e startups. Aproveite!

Consultoria de OKR
Saiba como atuamos para acelerar o sucesso de OKR na sua empresa.

O que é metodologia OKR?

OKR é uma forma colaborativa de definir e comunicar objetivos e focar os esforços rumo a contribuições mensuráveis que fazem a empresa avançar.

Inicialmente o conceito de OKR (Objectives & Key Results) surgiu na década de 70 através de seu criador Andy Grove, então CEO da Intel. 

Em seguida, diversas empresas de tecnologia como Oracle, Google, LinkedIn e Twitter passaram a adotar OKR e hoje vemos cada vez mais casos da adoção em diferentes empresas desde pequenos negócios, startups até grandes empresas listadas na Fortune 500.

Para que serve a metodologia OKR?

Na verdade, podemos dizer que OKR não é uma "metodologia", pois não existe um processo (passo a passo) determinado e ser seguido. Neste sentido, OKR é um framework, ou simplesmente uma ferramenta.

Um dos principais objetivos de OKR e conectar a estratégia da empresa aos produtos e serviços, e ao times. Assim, OKR ajuda a gerar alinhamento vertical, e também horizontal (entre times). 

Tradicionalmente, muitas empresas definem a sua estratégia, ou fazem seu "planejamento estratégico", e o desdobram em uma série de atividades (projetos, iniciativas, etc...). 

Isto gera um problema, pois a partir de objetivos estratégicos de alto nível, listamos atividades e as executamos sem medir, sem adaptar e sem aprendizado.

Bons OKRs representam benefícios mensuráveis para o negócio ou para os clientes de nossos produtos e serviços. 


Por que usar uma metodologia de gestão?

Conforme uma empresa cresce e escala, também cresce a dificuldade de comunicação e alinhamento entre todos os colaboradores. Além disto, o momento atual do mercado requer agilidade - a capacidade que uma empresa tem de mudar, se adaptar e evoluir com eficácia.

Portanto, é necessário um mecanismo ágil de gestão que permita este grau de agilidade tão desejado pelos líderes organizacionais. 

OKR tem se demonstrado uma ferramenta altamente poderosa que, quando aplicada corretamente e com sabedoria, gera muito valor para a empresa e seus clientes, além de seus colaboradores.


Benefícios de utilizar a metodologia OKR

Agilidade

Um dos maiores benefícios de OKR é o fato de ele trazer agilidade estratégica para a empresa. Por mais que os times estejam utilizando metodologias ágeis, muitas vezes encontramos times que são na verdade "fábricas de atividades".

Com OKR, definimos objetivos e resultados-chave mensuráveis, garantindo que os times priorizem seu trabalho de acordo com métricas específicas que precisam ser melhoradas para o sucesso do produto, negócio e cliente.

Além disso, OKR traz uma cadência mais curta de planejamento de resultados. Pode haver uma cadência anual, para OKRs da empresa, e uma cadência trimestral, por exemplo, para OKRs de times.

Isso permite que tenhamos ciclos de aprendizado ao longo de um ano, permitindo adaptação e "correção de rota" se for preciso.

Foco

Outro benefício de OKR é foco. Bons OKRs irão determinar onde os times devem focar (quais métricas eles devem focar para melhorar). 

É fácil chegar a um grande número de objetivos. Difícil é focar em poucos. Empresas com alto grau de agilidade focam seus esforços no que é mais importante estrategicamente em um dado período.

Isso implica em dizer “não” para ideias ou projetos que não são importantes no momento. Ou seja, ter foco!

OKR ajuda a eliminar ambiguidades com relação às prioridades da empresa e dos times, pois ajudam a focar em poucos objetivos por vez.

De fato é bem desafiador ter foco para definir objetivos de curto prazo. Para ter sucesso com OKR será importante definir quais ideias e projetos deixar de lado, ao menos por um tempo, para priorizar o mais relevante. 

Alinhamento

Como dito, OKR ajuda a gerar alinhamento vertical (com a estratégia) e horizontal (entre times).

A partir de OKRs da empresa (ou de unidades de negócio), podemos definir OKRs de times (ou produtos, serviços, áreas, etc.,) de forma alinhada e conectada aos OKRs da empresa.

Sabemos que uma organização é, na verdade, um sistema complexo formado por diferentes elementos (pessoas, processos, produtos, etc.) conectados entre si.

Neste sentido, cada vez mais as atividades dentro de uma empresa dependem de diferentes áreas para acontecer, o que nos faz enxergar uma empresa mais como uma rede e menos como “silos”.

Ao adotar OKR corretamente, identificamos dependências de forma transparente para que não haja objetivos conflitantes entre si.

A consequência é a colaboração entre diferentes times, alinhamento e consequentemente ajuda na transformação da estratégia em resultados mensuráveis.

Engajamento

O fato de OKR ser fácil de usar, uma vez que as equipes estão treinadas corretamente, o engajamento aumenta, assim como a transparência.

De fato, engajamento é fruto de participação e comprometimento das pessoas, e é isso que OKR ajuda a gerar. Os diálogos que facilitamos em torno de bons OKRs ajudam a alinhar o conhecimento, trazendo sabedoria para os times.

Rick Klau, da Google Ventures narrou os resultados que o Google teve com OKRs:


"Quando OKRs estão funcionando bem na sua empresa, é como se todos tivessem adquirido fluência em uma nova língua. Todos os colaboradores estão familiarizados com o vocabulário comum e eles entendem como este vocabulário descreve o que é mais importante para a empresa (e o que não é importante)."

Planilha de OKR gratuita

Baixe agora

Como construir um OKR?

Um OKR é composto por um Objetivo (Objective) e 2 a 5 Key Results (os resultados-chave mensuráveis).

Desta forma, a anatomia de um OKR se dá conforma ilustrado abaixo:

Objetivo

[Descrição do objetivo]


KR1

Descrição do Key Result 1

KR2

Descrição do Key Result 2

KR3

Descrição do Key Result 3

KR4

Descrição do Key Result 4

KR5

Descrição do Key Result 5

Vamos compreender mais sobre os Objetivos e Key Results e como criá-los da melhor forma possível.

Objetivos

Um objetivo é uma descrição clara, qualitativa e aspiracional (que aspira a uma ação) e representa o que a organização está buscando. Trata-se de uma oportunidade ou de um problema a ser endereçado.


Exemplos de objetivos

  • Lançar um produto inovador para nossos clientes do Chile.
  • Dominar o mercado de vendas diretas de cosméticos no nosso estado.
  • Criar um time de suporte de causar inveja.
  • Acabar com a dor de cabeça com entregas de produtos na logística.

Key Results

Os Key Results  definem quais critérios de sucesso serão utilizados para medir o atingimento de um objetivo.

Neste sentido, um Key Result é uma descrição quantitativa (com números) que mede o progresso rumo ao atingimento de um dado objetivo, através de indicadores (ou métricas).

Os Key Results respondem à pergunta: “Como saberemos se atingimos nosso objetivo?”

Metodologia OKR exemplos

Veja a seguir um exemplo de um OKR:

Objetivo

Gerar uma experiência de atendimento incrível para nossos clientes


KR1

Reduzir a quantidade de reclamações de clientes de 140 para 20

KR2

Aumentar o percentual de chamados críticos atendidos em até 1h de 40% para 70%

KR3

Aumentar a taxa de recompra de 13% para 25%

KR4

Reduzir o Customer Effort Score de 5 para 2

Note que todos os Key Results acima são mensuráveis. Todos eles têm números e representam benefícios para o negócio e/ou clientes. Assim devem ser os Key Results.

Quem popularizou a metodologia de OKR no vale do silício?

Podemos dizer que o conceito de OKR surgiu na Intel na década de 70 através de seu CEO Andy Grove, um dos maiores líderes de negócios de todos os tempos.

Na verdade, naquela época Andy chamou sua ferramenta de iMBO (Intel Management by Objectives), uma vez que ele se inspirou no conceito de MBO criado por Peter Drucker na década de 50.

Anos depois, John Doerr, então gestor e braço direito de Andy na Intel, se tornou um grande investidor e levou o conceito de OKR para o Google, onde era investidor e mentor.

Desde a sua concepção até a sua crescente adoção no ambiente extremamente competitivo da atualidade, OKR vem ajudando as empresas a criarem ambientes muito mais engajadores.


Consultoria de OKR
Saiba como ajudamos a acelerar o sucesso de OKR na sua empresa.

Quais os melhores livros sobre metodologia OKR?

Caso você esteja em busca de alguma literatura sobre OKR, a seguir eu trago algumas referências que me ajudaram anos atrás.

High Output Management

Este eu Considero uma leitura de cabeceira para qualquer gestor. Escrito por Andrew S. Grove, considerado o pai do OKR, o livro “High Output Management” é um dos livros que eu mais indico. 

livros sobre metodologia okr high output management

Apesar de ele ser antigo (a segunda edição é de 1995) e apesar de não ser um livro específico sobre OKR, ele aborda temas universais nas empresas e fornece recomendações muito pragmáticas e aplicáveis para gestores, executivos, consultores ou qualquer pessoa cujo trabalho implique fazer com que um grupo de pessoas produza algo de valor. 

O livro aborda técnicas e indicadores você pode usar para tornar o recrutamento algo eficaz e mensurável.

Além disso, Andy compartilha sua abordagem para desenvolver equipes  altamente produtivas e como motivar essas equipes para atingir o desempenho máximo.

How Google Works

Quer saber como OKRs geram motivação no trabalho? Então leia o livro “How Google Works”, escrito pelo presidente executivo e ex-CEO do Google Eric Schmidt e pelo ex-vice-presidente sênior de produtos Jonathan Rosenberg.

livros sobre metodologia okr how google works

Quando os autores foram para o Google, a empresa já era conhecida pela sua gestão inovadora que refletia os valores e princípios visionários dos fundadores Larry Page e Sergey Brin.

Porém os autores perceberam que teriam que reaprender tudo o que achavam que sabiam sobre gestão.

Este livro contém lições que os autores aprenderam ao ajudar a construir a empresa. Os autores explicam como a tecnologia transferiu o poder de decisão das organizações para os consumidores, e quais os princípios do Google para criar produtos superiores e atrair colaboradores criativos e inteligentes

De fato, uma das principais características do Google é a forma que eles definem suas metas, através de OKR, de forma transparente, com autonomia para as equipes e de forma colaborativa. Este livro relata como isso é feito.

Measure what matters

O livro Measure What Matters ("Avalie o que importa", em português) é outra grande recomendação. Ele foi escrito por um dos grandes responsáveis por OKR se tornar tão popular: John Doerr. Sem dúvidas este é um livro que todo praticante de OKR deve ler. 

livros sobre metodologia okr measure what matters

Doerr foi gestor na Intel na época de Andy Grove e anos depois se tornou um lendário investidor. No livro ele mostra como OKR ajudou gigantes da tecnologia a alcançarem um crescimento exponencial e como ele pode ajudar qualquer organização a prosperar.

De fato este livro vale a pena ser lido. Ele traz vários estudos de caso e conta a história da criação de OKR e como o Google começou a utilizar esta ferramenta tão poderosa. 

Porém, fique atendo, pois boa parte dos exemplos de OKR citados no livro não são bons!

Muitos dos Key Results nem número têm e representam atividades ao invés de resultado ou benefícios mensuráveis.

Diversos exemplos do livro mais parecem o planejamento de um projeto e atividades do que OKRs.

Esta é uma das maiores confusões que existe atualmente no mercado. OKR não é uma ferramenta para gestão de projetos ou atividades.

Radical Focus

Escrito por Chistina Wodke, especialista em design thinking e arquitetura da informação, Radical Focus é um livro bastante interessante e leve de ler.  

Livros sobre OKR Radical Focus

Nele a autora conta a jornada de uma startup que recebe um investimento e precisa trabalhar rapidamente no desenvolvimento de um time mais alinhado ao redor de objetivos e metas reais e mensuráveis.

Como receber uma certificação em OKR?

Esta é uma pergunta que me fazem com grande frequência. Embora você possa encontrar algumas “certificações” de OKR por aí, não existe certificação oficial de OKR (e nunca existirá).

Certamente não foram alguns consultores ou um grupo de professores de universidades que criou e ensinou OKR para essas empresas! Então como pode haver uma certificação oficial?

OKR nasceu na vida real de empresas que estavam buscando se destacar diante da alta competitividade do mercado e precisavam se tornar mais ágeis e inovadoras.

Essas empresas precisavam de algo que os ajudassem a aumentar o alinhamentofocoengajamento agilidade e então passaram a adotar OKR. 

Elas tiveram que reaprender a sua forma de planejar seus objetivos no seu "campo de batalha", trazendo o pensamento de resultado e benefícios mensuráveis como parte da sua cultura.

Conclusão

Concluindo, quando uma empresa deseja iniciar a sua jornada com OKR, ler livros é importante.

Porém, é preciso muito mais do que isso. OKR requer uma adoção planejada que começa com o envolvimento da liderança e uma preparação especial para garantir o sucesso da adoção.

Cada vez mais empresas têm adotado OKR como um pilar para crescer e gerar valor para seus clientes na velocidade do Vale do Silício.

Thomaz Ribas OKR

Sobre Thomaz Ribas 

Ele é especialista em OKR e Agilidade para os Negócios, consultor, facilitador e coach empresarial. Thomaz atua lado a lado com executivos, líderes e equipes, desde startups até grandes multinacionais, guiando-os na sua jornada rumo a abordagens de gestão mais ágeis e eficazes, para que possam prosperar nesta nova economia.

Saiba mais

Guia Introdutório de OKR

Mais acessados

Outros temas relacionados

Com a crescente adoção e sucesso de empresas que usam OKR em diferentes segmentos, ...

OKR para RH: como criar passo a passo? [+EXEMPLOS PRÁTICOS]

OKR e Design Thinking são dois grandes condutores para o sucesso dos negócios. Veja ...

OKR e Design Thinking: o que são, para que servem e como escrever?

OKRs para Customer Success é o caminho que leva ao sucesso do cliente. Veja ...

OKRs para Customer Success: o que é, benefícios, como adotar + exemplos!

Quer receber conteúdos como esse gratuitamente?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos diretamente no seu email e ficar por dentro das novidades.

>