• Home
  • »
  • Blog
  • »
  • OKR
  • »
  • Livro sobre metodologia OKR: as melhores opções disponíveis
livros sobre metodologia okr capa

Quais os principais livros sobre metodologia OKR? O que podemos aprender com eles e quais cuidados precisamos ter ao ler livros sobre esta poderosa ferramenta que gera foco, agilidade e benefícios mensuráveis para o negócio?

Neste artigo eu compartilho alguns livros que foram importantes para mim, tanto na minha trajetória como gestor e executivo, quando no meu trabalho como consultor de empresas e startups. Aproveite!

O que é OKR?

OKR é uma forma colaborativa de definir e comunicar objetivos e focar os esforços rumo a contribuições mensuráveis que fazem a empresa avançar.

Inicialmente o conceito de Objectives & Key Results surgiu na década de 70 através de seu criador Andy Grove, então CEO da Intel. 

Em seguida, diversas empresas de tecnologia como Oracle, Google, LinkedIn e Twitter passaram a adotar OKR e hoje vemos cada vez mais casos da adoção em diferentes empresas desde pequenos negócios, startups até grandes empresas listadas na Fortune 500.

Como receber uma certificação em OKR?

Esta é uma pergunta que me fazem com grande frequência. Embora você possa encontrar algumas “certificações” de OKR por aí, não existe certificação oficial de OKR (e nunca existirá).

Não existe um “guia oficial de OKR”. OKR é considerado uma ferramenta open-source. Então como pode haver uma certificação oficial?

OKR nasceu na vida real de empresas que estavam buscando se destacar diante da alta competitividade do mercado e precisavam se tornar mais ágeis e inovadoras.

Elas precisavam de algo que os ajudassem a aumentar o alinhamento, foco, engajamento e agilidade e então passaram a adotar OKR. 

Certamente não foram alguns consultores ou um grupo de professores de universidades que criou e ensinou OKR para essas empresas!

Elas tiveram que reaprender a sua forma de planejar seus objetivos no seu "campo de batalha", trazendo o pensamento de resultado e benefícios mensuráveis como parte da sua cultura.

Quais os melhores livros sobre metodologia OKR?

Caso você esteja em busca de alguma literatura sobre OKR, a seguir eu trago algumas referências que me ajudaram anos atrás.

High Output Management

Este eu Considero uma leitura de cabeceira para qualquer gestor. Escrito por Andrew S. Grove, considerado o pai do OKR, o livro “High Output Management” é um dos livros que eu mais indico. 

livros sobre metodologia okr high output management

Apesar de ele ser antigo (a segunda edição é de 1995) e apesar de não ser um livro específico sobre OKR, ele aborda temas universais nas empresas e fornece recomendações muito pragmáticas e aplicáveis para gestores, executivos, consultores ou qualquer pessoa cujo trabalho implique fazer com que um grupo de pessoas produza algo de valor. 

O livro aborda técnicas e indicadores você pode usar para tornar o recrutamento algo eficaz e mensurável.

Além disso, Andy compartilha sua abordagem para desenvolver equipes  altamente produtivas e como motivar essas equipes para atingir o desempenho máximo.

How Google Works

Quer saber como OKRs geram motivação no trabalho? Então leia o livro “How Google Works”, escrito pelo presidente executivo e ex-CEO do Google Eric Schmidt e pelo ex-vice-presidente sênior de produtos Jonathan Rosenberg.

livros sobre metodologia okr how google works

Quando os autores foram para o Google, a empresa já era conhecida pela sua gestão inovadora que refletia os valores e princípios visionários dos fundadores Larry Page e Sergey Brin.

Porém os autores perceberam que teriam que reaprender tudo o que achavam que sabiam sobre gestão.

Este livro contém lições que os autores aprenderam ao ajudar a construir a empresa. Os autores explicam como a tecnologia transferiu o poder de decisão das organizações para os consumidores, e quais os princípios do Google para criar produtos superiores e atrair colaboradores criativos e inteligentes

De fato, uma das principais características do Google é a forma que eles definem suas metas, através de OKR, de forma transparente, com autonomia para as equipes e de forma colaborativa. Este livro relata como isso é feito.

Measure what matters

O livro Measure What Matters ("Avalie o que importa", em português) é outra grande recomendação. Ele foi escrito por um dos grandes responsáveis por OKR se tornar tão popular: John Doerr. Sem dúvidas este é um livro que todo praticante de OKR deve ler. 

livros sobre metodologia okr measure what matters

Doerr foi gestor na Intel na época de Andy Grove e anos depois se tornou um lendário investidor. No livro ele mostra como OKR ajudou gigantes da tecnologia a alcançarem um crescimento exponencial e como ele pode ajudar qualquer organização a prosperar.

De fato este livro vale a pena ser lido. Ele traz vários estudos de caso e conta a história da criação de OKR e como o Google começou a utilizar esta ferramenta tão poderosa. 

Porém, fique esperto, pois boa parte dos exemplos de OKR citados no livro não são bons!

Muitos dos Key Results nem número têm e representam atividades ao invés de resultado ou benefícios mensuráveis.

Diversos exemplos do livro mais parecem o planejamento de um projeto e atividades do que OKRs.

Esta é uma das maiores confusões que existe atualmente no mercado. OKR não é uma ferramenta para gestão de projetos ou atividades.

Concluindo, quando uma empresa deseja iniciar a sua jornada com OKR, ler livros é importante.

Porém, é preciso muito mais do que isso. OKR requer uma adoção planejada que começa com o envolvimento da liderança e uma preparação especial para garantir o sucesso da adoção.

Cada vez mais empresas têm adotado OKR como um pilar para crescer e gerar valor para seus clientes na velocidade do Vale do Silício.

Conheça nossas consultorias e treinamentos em OKR

>