O que é gestão de produtos digitais

A internet se tornou um grande meio de comunicação e vendas para as empresas. Pensando nisso, confira tudo sobre gestão de produtos digitais!

Em um mundo cada vez mais tecnológico e digital, é impossível não falar sobre a gestão de produtos digitais. Tanto o mercado como o público estão, a cada dia, mais interessados em informações e entretenimento online. 

É claro que a sua empresa também pode investir na comercialização de produtos e serviços pela internet. Mas, o sucesso nunca vem de graça, nesse caso, também é preciso ter um excelente gerenciamento. 

Para te ajudar nessa missão, eu trouxe os fatos sobre o que é gestão de produtos virtuais e como isso faz a diferença. 

Confira!

Treinamento de OKR introdutório e gratuito
Como obter alinhamento, foco e agilidade com OKR

O Que É Gestão de Produtos Digitais?

A gestão de produtos digitais é o conjunto de práticas para administrar tudo o que envolve esses itens (desde o nascimento até o fim da vida deles). 

Vale lembrar que os produtos digitais são todos aqueles feitos digitalmente e disponíveis ao público por meio online. Eles variam muito com relação ao serviço e conteúdo oferecido. Posso citar como exemplos: 

  • aplicativos financeiros;
  • cursos;
  • jogos;
  • streamming de música, filmes e séries;
  • e-books;
  • entre tantos outros.

Qual a Importância da Gestão de Produtos Digitais?

Gerir os produtos digitais é algo extremamente importante, uma vez que ajuda a conectar as verdadeiras necessidades dos clientes a tudo o que será comercializado. 

A sincronia faz com que o sucesso da empresa seja viável e/ou expandido. 

Além disso, a gestão também é essencial para atrelar melhor o trabalho de todos os profissionais e de todas as equipes envolvidas no produto

Outro ponto é que ela ajuda a analisar os indicadores-chave e, assim, ter a certeza de que eles estão a caminho dos objetivos estabelecidos previamente. 

Ótimos Exemplos de Empresas e Seus Produtos Digitais 

O primeiro caso é o da Netflix — plataforma de filmes, séries e documentários. 

A empresa norte-americana já era um sucesso há anos, mas em 2020, bateu o recorde de assinantes, chegando a 38 milhões (acréscimo que totalizou 203 milhões de clientes espalhados pelos quatro cantos do mundo). 

A alta procura teve muito como consequência, a pandemia causada pela Covid-19. Sem poder sair de casa, as pessoas recorreram ao streamming para ter entretenimento e diversão no confinamento. 

De qualquer maneira, vale ressaltar que a Netflix consegue ser um sucesso porque cria filmes e séries constantemente. Todo mês é possível encontrar vários lançamentos na plataforma. 

Além disso, utiliza algorítimos de classificação para criar listas de programações personalizadas, conforme o perfil dos clientes. 

As startups também encontram aqui como excelentes cases de sucesso. 

A Spotify, fundada em 2008 na Suécia, ganhou notoriedade no mundo dos produtos digitais. Isso porque ela oferece uma imensa quantidade de músicas, playlists e podcasts. 

Assim, os usuários podem ouvir bons conteúdos a qualquer hora e lugar, sem precisar fazer o download de músicas e criar suas listas. Tudo já está pronto e disponível no Spotify. 

A startup também possui dois modos de oferta: grátis e premium (sem interrupções de propagandas e com a liberdade de mudar de música quantas vezes a pessoa quiser).

Outros exemplos interessante são os das startups: Nubank, Uber e Ifood. 

Vale a pena sempre acompanhar as estratégias delas! 

5 Estratégias Para Gestão de Produtos Digitais

Como vimos anteriormente, a gestão de produtos digitais é um fator diferencial para quem quer sair à frente da concorrência e ter sucesso. 

Então, confira cinco passos importantes para adotar no dia a dia:

1. Conheça Seu Cliente

Um produto digital bem sucedido é aquele que atende às expectativas e, ao mesmo tempo, resolve os problemas dos clientes, certo? 

Desse modo, para alcançar o pico, é imprescindível conhecer o seu público-alvo. Só assim dá para saber e entender quais são as “dores” dele. 

A total consciência também te ajuda a descobrir outros fatores importantes, como: qual tipo de linguagem, canais de comunicação e faixa de preço aplicar.

Todo esse cuidado e disposição para saber mais do público deve ser constante e não apenas antes de um lançamento do produto. 

Afinal, todo feedback pode te ajudar a aprimorar as estratégias e as vendas.

como OKR ajuda a gestão de produtos digitais

2. Planejamento

A gestão de produtos também depende muito de planejamento. Antes de tudo, conheça a fundo o mercado onde você está inserido. 

Nesse passo, desenvolver ou reformular um plano de negócios é interessante. O método reúne os principais pontos sobre uma empresa, como: análise sobre o seu nicho, público-alvo, recursos financeiros, plano operacional e plano de marketing. 

Depois de ter a visão macro, volte a observação para o produto digital. Todo o ciclo de vida dele também precisa seguir um cronograma.

3. Entregue Logo e Entregue Sempre

Quando você consegue definir quem é o seu público-alvo, sobretudo, quais são as “dores dele”, já dá para colocar o produto digital para rodar. 

Para as próximas produções, procure entregar logo e entregar sempre! Afinal, você já vai saber com quem está se comunicando, então, é possível dar um pouco mais de agilidade aos processos. 

A rapidez é vista como algo positivo aos olhos do cliente. 

4. Seja Data-Driven

O termo “ser um data-driven” significa tomar ações sempre baseadas em dados, nada de achismos. 

Até porque, estamos falando de negócios e investimentos, se você der um passo em falso pode prejudicar muito a sua empresa. 

Todas as tomadas de decisões devem ser realmente bem estruturadas. 

Caso você ainda sinta falta de uma fonte de informações bacana, sugiro usar o Lean Canvas — método criado para empreendedores pensarem no triângulo: cliente-problema-solução na hora de criar e vender produtos. 

5. Foque no Engajamento

“Engajamento” é uma palavra comum, repetida inúmeras vezes no mundo digital. 

O significado dela é basicamente a relação entre empresa e cliente. Quanto mais identificação e troca de impressões houver, melhor o engajamento. Para conseguir tudo isso, de novo: é preciso focar na dor do cliente. 

Fora esse ponto, aproveite as redes sociais para fazer postagens, crie títulos de produtos digitais criativos e converse com as pessoas para saber a opinião delas.

Qual a Rotina de Um Profissional Que Faz a Gestão de Produtos Digitais?

A rotina de um gestor de produtos digitais é conhecer a fundo os clientes, ser realmente curioso sobre o que os usuários tanto procuram. 

Muito além da comunicação com o público, é fundamental coletar e analisar dados e informações (seja por pesquisas com os clientes ou, ainda, por estudos em ferramentas digitais — Google Analytics é um bom exemplo disso). 

Outro hábito é fazer a “tradução” do que o público deseja para as equipes de trabalho e, ao mesmo tempo, acompanhar o desenvolvimento das tarefas e os indicadores de sucesso. 

Como o OKR Pode Ajudar Um Profissional Que Faz a Gestão de Produtos Digitais?

Gestão de produtos digitais

Conclusão 

Já parou para pensar em qual será o próximo lançamento da sua empresa? Aproveite a metodologia OKR para te ajudar a traçar os objetivos e resultados-chave dos negócios

Depois, é hora de aplicar a gestão de produtos digitais e acompanhar de perto a reação do seu público-alvo. 

Só não perca tempo, pois a sua concorrência provavelmente já está fazendo tudo isso! 

Também não deixe de conferir outras dicas como essas aqui no blog Thomaz Ribas

Thomaz Ribas OKR

Sobre Thomaz Ribas 

Ele é especialista em OKR e Agilidade para os Negócios, consultor, facilitador e coach empresarial. Thomaz atua lado a lado com executivos, líderes e equipes, desde startups até grandes multinacionais, guiando-os na sua jornada rumo a abordagens de gestão mais ágeis e eficazes, para que possam prosperar nesta nova economia.

Saiba mais

Guia Introdutório de OKR

Mais acessados

Outros temas relacionados

Descubra o que é Lean Canvas e como isso pode te ajudar a estruturar ...

Um dos papéis mais procurados pelas empresas nos últimos anos é o de Product ...

Quer receber conteúdos como esse gratuitamente?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos diretamente no seu email e ficar por dentro das novidades.

>