Quais são as estratégias de sucesso usadas dentro da sua empresa?
Preciso frisar que, antes mesmo de se pensar em fortalecimento de marca referente a serviços e produtos para o público-alvo, é fundamental olhar para a parte interna dos negócios. Nesse sentido, fazer o Employer Branding.
Já tinha ouvido falar sobre isso antes?
Com esse tipo de estratégia, é possível melhorar 100% a imagem de sua própria empresa no mercado profissional — logo, o RH passa a ter mais facilidade para encontrar aqueles grandes talentos.
Além disso, com o “E.B” bem desenvolvido, fica muito mais fácil manter os excelentes profissionais no quadro de colaboradores.
Ficou ainda mais interessado no assunto? Neste conteúdo, eu vou te explicar tudo sobre o conceito de Employer Branding. Boa leitura!
Confira também: OKR para RH: como criar passo a passo?
O que é Employer Branding?
Employer Branding (“marca do empregador”) é um conceito que tem, como foco, a construção de uma imagem forte e positiva de uma empresa. Mas, afinal, qual é a importância disso?
Uma estratégia bem sucedida pode atrair muito mais profissionais qualificados para todas as áreas da empresa. Além disso, essas pessoas tendem a ter um melhor envolvimento em processos, tarefas, enfim.
Ao garantir que os funcionários tenham uma compreensão clara da missão e dos valores da marca, eles se tornam defensores da empresa (dentro e fora do local de trabalho).
Não se trata, apenas, de promover a empresa, mas também de capacitar os funcionários a sentirem orgulho e senso de pertencimento em relação à marca.
Resumindo, o Employer Branding é uma forma de melhorar a experiência dos colaboradores e, ao mesmo tempo, de reter grandes talentos profissionais.
Com isso, a empresa se destaca no mercado e, consequentemente, pode fidelizar mais clientes e aumentar sua lucratividade.
Como surgiu o Employer Branding?
A estratégia em pauta foi divulgada, pela primeira vez, na década de 90. Os responsáveis pela divulgação foram os teóricos Simon Barrow e Tim Ambler, já a divulgação mesmo foi feita no Journal of Brand Management.
Essa publicação serviu como um teste para que o “E.B” passasse a ser usado por diversas empresas dos Estados Unidos. A tentativa vingou e, hoje em dia, o conceito ajuda negócios no mundo inteiro.
Employer Branding vs. Employer Experience: quais as diferenças?
Enquanto o Employer Branding é o fortalecimento da marca da própria empresa, o Employer Experience significa a experiência do colaborador — ou seja, tudo o que a pessoa viveu desde o processo de seleção até o seu desligamento da empresa.
É claro que os dois conceitos, apesar de diferentes, têm ligação direta. Afinal, se o Employer Branding da organização é bom, toda a experiência dos funcionários (o Employer Experience) também será excelente.
Qual a importância do Employer Branding em uma empresa?
Nunca é demais lembrar que o capital humano é o fator mais importante de uma empresa. Afinal, os negócios só prosperam quando se tem equipes qualificadas, experientes, engajadas e que trabalham em sintonia.
Só que, muitas vezes, a questão é: como melhorar a vida das pessoas dentro da empresa? É aqui que encontramos o conceito de “marca do empregador”.
Veja mais dos benefícios dessa estratégia:
Atração e retenção de talentos
Uma empresa que cuida melhor de sua própria marca consegue ser muito bem vista no mercado profissional.
Vale frisar que isso é extremamente importante, diante da alta competitividade entre recrutadores.
Cuidar da sua marca vai fazer com que grandes profissionais tenham o sonho de trabalhar para ela, não duvide disso!
Melhora do clima organizacional
O clima organizacional é o conjunto de atitudes, sentimentos e percepções temporárias e observáveis dos indivíduos, sendo considerado uma manifestação da cultura.
Portanto, podemos dizer que o clima inclui perspectivas individualizadas que podem ser modificadas rapidamente conforme mudanças acontecem.
Cuidar da marca da empresa é, também, contribuir para o clima organizacional. Esse benefício acontece por uma série de fatores…
A seleção de novos funcionários é feita de forma mais cuidadosa, a comunicação de toda a empresa é mais clara e transparente. Além disso, os colaboradores são mais escutados e têm maior liberdade para opinar.
Ou seja, tudo isso torna o clima organizacional mais agradável a todos.
Times mais engajados
A melhora do clima organizacional, além de tudo, contribui para o maior engajamento dos times.
Basta pensar que, quando os profissionais estão mais à vontade, eles se sentem mais produtivos e dispostos a trabalhar bem em coletividade.
O que dá para afirmar, sem dúvidas, é que a “marca do empregador” estabelece relações de ganha-ganha.
Como criar uma estratégia de Employer Branding?
Você notou o quanto a estratégia em pauta pode trazer ótimos resultados? Veja, então, como colocar isso em prática:
desenvolva um recrutamento alinhado;
consolide e treine seus funcionários na sua cultura organizacional;
aposte na transparência e na objetividade da sua comunicação interna;
escute os feedbacks dos seus colaboradores;
mantenha suas métricas e análise resultados.
OKR e Employer Branding: qual a relação entre eles?
Muitas pessoas já ouviram falar em OKR como sendo uma ferramenta de gestão de metas.
Mas, preciso reforçar que o OKR é muito mais que isso, pois se trata de um framework de pensamento crítico que busca colaboração, alinhamento e foco no que é mais importante para gerar benefícios mensuráveis de forma contínua.
Tudo isso, claro, faz com que você e seus líderes consigam melhorar a imagem interna e externa da empresa. Com o tempo, os negócios só tendem a prosperar.
Agora, como definir OKRs? Por onde começar? Primeiramente, eu sugiro que você estude os materiais que eu disponibilizo aqui no meu site, como as ferramentas e o curso on-line gratuito.
Além disso, aproveite para baixar meu ebook sobre OKR e dar seus primeiros passos que podem mudar o cenário da sua empresa.Veja como fazer isso e colha os benefícios para a imagem interna e externa da sua empresa!
Conclusão
O Employer Branding é uma estratégia muito importante para as empresas. Por meio dela, é possível melhorar a imagem da própria empresa para que ela se torne mais atrativa no mercado profissional.
Com isso, é possível despertar e manter o interesse de grandes talentos. Além disso, o “B.E” melhora o clima organizacional, o engajamento entre os times, a produtividade dos colaboradores, dentre outros benefícios.
O bônus disso tudo é que, com a definição de OKRs, você pode conseguir melhorar a imagem interna da empresa de forma consistente e permanente.