Você já ouviu falar em PPR? Pensar na oferta de mais benefícios, dentro da sua empresa, pode fazer muita diferença para os negócios.
Só para começar, esse investimento faz com que as equipes se sintam muito mais engajadas e produtivas. Diante disso, vale a pena conhecer mais sobre o PPR, um benefício direcionado a todos os membros da empresa.
Neste conteúdo, eu vou explicar o que como funciona essa sigla, o que ela proporciona como vantagens e como usá-la de eficientemente com a ajuda dos OKRs.
Boa leitura!
O que é PPR?
A sigla PPR significa Programa de Participação de Resultados. Na prática, isso significa uma bonificação concedida pela empresa aos funcionários, quando ela atinge metas e consegue lucratividade.
Qual a diferença entre PPR e PLR?
Quando falo sobre PPR, é comum as pessoas associarem isso a PLR. Mas, atenção: vale destacar que as duas siglas significam conceitos diferentes. Vou explicar melhor…
Como dito, a primeira quer dizer Programa de Participação de Resultados, que acontece quando a empresa consegue bater metas e atingir lucros. Agora, a PLR (mais conhecida no meio profissional) é Participação nos Lucros e Resultados, um benefício concedido, somente, quando a empresa tem lucros.
Quais são as regras para implementar o PPR?
Os programas de participação em lucros são regulamentados pela Lei 10.101 de 2000, o que inclui o Programa de Participação de Resultados. Mas, apesar disso, as empresas não são obrigadas a adotarem o Programa de Participação de Resultados.
A escolha é livre, agora, desde que adotado, o negócio deve seguir todas as regras previstas na lei. Dentre elas, as seguintes:
dar o benefício a todos os funcionários, sem distinção;
realizar o pagamento, no máximo, duas vezes por ano e com um intervalo trimensal, pelo menos;
o dinheiro do programa não tem natureza salarial, ou seja, a empresa não precisa pagar encargos trabalhistas relacionados ao benefício;
para o colaborador, a verba do benefício deve entrar nos ganhos justificados ao Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).
Quais as vantagens do PPR para empresas?
Mas, afinal, quais serão os benefícios de usar o benefício em sua empresa? Veja, abaixo, as principais vantagens que eu separei para te explicar:
Colaboradores mais engajados e comprometidos
Saber que existe uma bonificação a mais, sem dúvidas, gera mais motivação aos colaboradores. O trabalho deles passa a ser mais produtivo, com maior engajamento e comprometimento. Dessa forma, claro, a empresa também ganha.
Cultura organizacional focada na melhoria contínua
O Programa de Participação de Resultados também estimula que as equipes foquem em melhoria contínua. Quando as pessoas estão mais motivadas, elas se dedicam mais à excelência de processos e tarefas. Isso também melhora a cultura organizacional.
Mais controle sobre metas e objetivos
Vale lembrar que o programa em pauta só acontece quando a empresa atinge determinadas metas e, consequentemente, consegue mais lucratividade. Para chegar aos resultados, é fundamental que líderes e liderados tenham mais controle sobre metas e objetivos.
Melhora no clima organizacional
O engajamento dos funcionários, a cultura organizacional mais alinhada e o controle sobre metas e objetivos, melhora o ambiente de trabalho. As equipes passam a produzir de forma mais sincronizada, com mais produtividade e entrega de resultados.
Atração e retenção de talentos
Colaboradores mais engajados tendem a passar muito mais tempo na empresa. Por isso, é extremamente importante pensar na reputação interna da empresa, incluindo mais vantagens, como a participação de resultados.
Quais os principais parâmetros avaliados para o cálculo do PPR?
Na verdade, não existe uma regra ou padrão para o cálculo do Programa de Participação de Resultados.
Cada empresa não só pode como deve analisar sua própria realidade e resultados obtidos — e, a partir disso, definir qual a porcentagem de lucro valerá para toda a empresa, depois, para os colaboradores (individualmente).
O que costuma ser feito, quanto o pagamento, é uma dessas alternativas:
bônus de mesmo valor para todos os colaboradores, independentemente do tempo de casa ou função deles;
valor calculado com base no salário e na função de cada funcionário;
pagamento de parcela fixa + parcela proporcional sobre o cargo e salário de cada colaborador.
Lembrando que: apesar de não existir padrão para o cálculo, existem outras regras que a empresa deve se adequar (conforme explicado no terceiro tópico deste conteúdo).
Como implementar PPR na sua empresa?
Agora, veja quais são os passos fundamentais para você implementar a participação de resultados de forma benéfica e segura a todos os envolvidos.
O que fazer:
tenha uma equipe especificamente para acompanhar o PPR mais de perto — ela deve ser composta por representantes tanto da empresa quanto do quadro de funcionários;
“registre” a adoção do Programa de Participação de Resultados no sindicato da categoria condizente com sua empresa;
defina metas realistas e deixe-as muito claras para toda a empresa;
acompanhe os resultados obtidos.
Como a definição de OKRs pode te ajudar a usar o Programa de Participação de Resultados
O desafio, para muitas empresas, é justamente conseguir transformar suas ações em benefícios mensuráveis tanto para os colaboradores quanto para o público-alvo.
É aqui que eu destaco o OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-chave), que consiste em uma ferramenta extremamente eficiente para definir objetivos e medir o progresso dos negócios. Tudo isso baseado em resultados atingidos por meio de foco, colaboração e alinhamento.
Ou seja, é um grande facilitador para direcionar os esforços de toda a empresa para o que mais importa.
Treinamento de OKR introdutório e gratuito
Como obter alinhamento, foco e agilidade com OKR
Conclusão
Neste conteúdo, você soube mais sobre o PPR (Programa de Participação de Resultados).
Vale lembrar que esse tipo de estratégia melhora diversos aspectos dos negócios, como a motivação dos funcionários, a definição de metas e objetivos, o clima organizacional, dentre outros pontos.
Para ter todas essas vantagens, eu posso te ajudar, começando pelo estabelecimento de OKRs. Faça um investimento para ter melhora contínua, mais resultados, lucratividade e equipes mais envolvidas no trabalho!
Aproveite para ir além e baixe hoje mesmo meu ebook sobre OKR para dar seus primeiros passos rumo a nova realidade da sua empresa! Se quiser ir ainda mais adiante, baixe minha planilha de OKR e coloque tudo que aprendeu em prática.