• Home
  • »
  • Blog
  • »
  • Gestão
  • »
  • Planejamento estratégico de uma empresa: como criar? [GUIA]
planejamento-estrategico-de-uma-empresa-como-criar

Engana-se quem pensa que o empreendedorismo só é desafiador no começo. Até mesmo as empresas mais consolidadas, diariamente, precisam pensar em inovação e novas soluções. Agora, se você percebe que está em um momento de estagnação, o melhor a fazer é apostar no planejamento estratégico. 

Para te ajudar a impulsionar os seus negócios e, dessa forma, se destacar em um mercado tão competitivo, este guia traz todas as informações sobre estratégias. 

Continue a leitura e aproveite os aprendizados! 

Receba uma consulta gratuita e entenda como o OKR irá trazer ótimos resultados para a sua empresa.

O que é um Planejamento Estratégico de uma Empresa?

planejamento-estrategico-de-uma-empresa-o-que-e

Você é um profissional extremamente cuidadoso e detalhista. Justamente por isso, sabe que é necessário adotar e manter diversos processos dentro da sua empresa. Mas, hoje, o modus operandi mais gera entraves do que voos altos, certo? 

Pois saiba que você não está sozinho, esse é um caso frequente no mundo dos negócios.  Já quem consegue virar o jogo conhece e aposta em um planejamento estratégico ágil e eficaz. 

O termo, basicamente, remete a um conjunto de ações da empresa para alcançar determinados objetivos. É como se o plano fosse um roteiro de viagem que indicasse a estrada e as paradas até o destino escolhido. 

Certamente esse roteiro pode sofrer correções de rota ao longo do caminho, mas é um guia inicial para gerar alinhamento e foco na empresa.

Importância do Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico empresarial é necessário por vários motivos. Primeiramente, ele te ajuda a olhar para o panorama e, assim, enxergar os dilemas e as melhorias possíveis

Além disso, claro, proporciona uma visão de futuro, ou seja, quais são metas e objetivos novos. Outro ponto é que você consegue alinhar expectativas e realidades, saber se a energia imposta realmente surtirá em excelentes resultados. 

Quem faz o Planejamento Estratégico de uma Empresa?

Tradicionalmente, o plano estratégico é elaborado pela diretoria da empresa, porém, cada vez mais, vemos colaboradores de diferentes níveis e papéis contribuindo. 

Em todo caso, é claro que a comunicação dos pontos-chave deve ser feita de modo claro e transparente para todos os colaboradores. Assim, todos podem somar ao planejamento tático estratégico e operacional.

Afinal, porque uma empresa deve ter um planejamento?

planejamento-estrategico-de-uma-empresa

É comum que, no dia a dia, alguns processos da empresa se percam ou, ainda, que se estagnem. Mas, com a espécie de roteiro, é possível realmente olhar para o grande objetivo e traçar os cuidados para chegar até lá

Sem contar na possibilidade de deixar as metas muito bem claras para todos os colaboradores. Quando se sabe os resultados esperados e o que é preciso fazer para isso, o trabalho se torna mais leve e fluido. 

Missão, Visão e Valores de uma empresa. Como identificar?

Por falar em clareza e engajamento do trabalho, é muito importante ressaltar a missão, visão e valores da organização. 

Se você pretende reelaborar esses pontos, a hora é agora. Veja:

A missão expressa a razão da existência da empresa, ou seja, ao que ela se propõe. Já a visão é o objetivo maior. Os valores, por sua vez, descrevem a cultura da empresa, quais são os comportamentos desejados, o ambiente que se deseja ter dentro da empresa. 

Etapas do planejamento empresarial

É claro que definir o planejamento de uma empresa demanda tempo e muitos detalhes. Para simplificar o processo, vale dividir as tarefas.  

Em primeiro lugar, pense de forma macro para definir os objetivos para a empresa como um todo. Dessa forma, estabeleça missão, valores e objetivos. 

Depois, com base em dados do passado, faça projeções para os próximos meses e anos

Além disso, dentro do planejamento, há ainda mais dois passos. São eles: 

Planejamento Tático

O planejamento tático abrange a construção das metas por equipe.

Planejamento Operacional

O planejamento operacional envolve a ação em si de cada tarefa. É preciso definir como as áreas trabalharão para atingir os objetivos. 

Especifique metodologias e processos para dar mais clareza aos funcionários e, claro, garantir que tudo saia como o esperado. 

Exemplo de Empresa que Utilizam o Planejamento Estratégico Empresarial

Para você se inspirar na construção do planejamento estratégico, também separamos um ótimo exemplo. É o caso da Natura, quarta maior empresa de cosméticos no mundo. 

Fundada em 1969, a instituição possui missão, visão e valores muito claros e expressivos. Resumidamente, a Natura se coloca como uma oferta de produtos de beleza e bem-estar, que contribuem com a sustentabilidade ambiental. 

Em 2014, a marca ainda sonhava em se tornar líder no mercado. Para isso, analisou o ambiente interno e externo e, assim, descobriu que só as políticas internas ainda não eram necessárias para o sucesso. 

Então, foi decidido conscientizar os fornecedores para as causas de preservação do meio ambiente. Com isso, a Natura promoveu o engajamento de mais pessoas, melhorou a qualidade e a “missão” dos produtos (não agredir a natureza). 

Como elaborar um Planejamento Empresarial do Zero em 5 Passos

  1. determine a missão, a visão e os valores; 
  2. analise o ambiente interno e externo por meio da fórmula SWOT (forças e fraquezas da empresa);
  3. defina os objetivos tático, estratégico e operacional;
  4. informe e motive pessoas;
  5. crie um cronograma para reunir a liderança e discutir o andamento do projeto. 

Como o OKR pode auxiliar no seu planejamento estratégico organizacional?

O OKR é a base para o planejamento estratégico, uma vez que ajuda a definir as metas da gestão e da equipe

E, justamente, o estabelecimento de metas e, consequentemente, de ferramentas usadas é muito complicado para diversas instituições.

Para se ter ideia, mais de 45% dos empresários não conseguem nomear, ao menos, uma estratégia. Se esse também é o seu caso, aproveite o OKR, ele certamente te ajudará a vencer o desafio de visualizar um ponto de destino e traçar rotas. 

Além disso, o OKR auxilia no alinhamento e na coordenação das ações entre as equipes. Tudo com muito mais agilidade e resultado

Agora que você já tem todas as explicações e o passo a passo necessário, não perca mais tempo! Comece a elaborar o seu plano de ação! 

Certamente, ele fará com que você saia da estagnação e colha excelentes frutos. 
Leia também: Saiba como manter o foco em resultados para alcançar os seus objetivos.

>