O que são metas SMART?

As metas SMART já foram um dos grandes alicerces para as empresas. Hoje em dia, claro, ainda dá para usar a ferramenta, mas o que eu sempre indico é que ela tenha um complemento. Existe outra ferramenta que pode agregar muito na definição dos objetivos dos negócios. 

Neste conteúdo, eu vou explicar melhor cada ponto. Você vai ver o que é, afinal, essa sigla SMART, quais são os benefícios e como complementá-la da melhor maneira possível. 

Boa leitura e aproveite as informações! 

O que são metas SMART?

O termo em pauta quer dizer uma ferramenta para ajudar indivíduos, equipes e organizações a definirem metas. A palavra SMART (de origem inglesa) é resultado de um acrônimo. 

As letras significam o seguinte: 

Specific (Específico) — são objetivos específicos, ou seja, que devem dar total clareza sobre o resultado desejado. 

Perguntas que ajudam a definir isso: 

  • O que quero alcançar? 

  • Por que ter esse objetivo é importante para os negócios? 

  • Quem serão os envolvidos no processo? 

Measurable (Mensurável) — é importante que você defina objetivos mensuráveis (quantificáveis), dessa forma, dá para saber se os processos e as tarefas, de fato, estão contribuindo para o atingimento do objetivo.

Perguntas que ajudam a definir isso: 

  • Quais métricas usar para acompanhar os resultados? 

  • Como identificar se as metas foram mesmo atingidas? 

  • O que é esperado em relação aos resultados (em termos quantitativos)?

Assignable (Atribuível) — os objetivos, claro, precisam ser de responsabilidade de alguém (pode ser um profissional ou de uma equipe inteira). 

Pergunta que ajuda a definir isso: 

Realistic (Realista) — outro cuidado é ter a certeza de que os objetivos são realistas mesmo. É claro que a empresa pode e deve buscar desafios, mas isso não significa estabelecer objetivos impossíveis. 

Pergunta que ajuda a definir isso: 

  • Tenho recursos (financeiros, materiais e humanos) para cumprir determinados objetivos? 

Time-related (Temporal) — por fim, mas não menos importante, os seus objetivos precisam ser temporais. Isso significa que eles devem ter prazos. A temporalidade ajuda a dar mais foco para os objetivos. 

Perguntas que ajudam a definir isso: 

  • Quais resultados precisam ser atingidos ao longo do tempo?

  • Qual é o prazo final para alcançar os objetivos?

Quais as vantagens de aplicar a ferramenta SMART em sua empresa?

Quais as vantagens de aplicar a ferramenta SMART em sua empresa?

Equipe mais alinhada

Ao definir esses tipos de metas, as equipes têm um maior senso de direção e propósito, facilitando o trabalho conjunto em direção a um objetivo comum. 

Quando usadas de forma eficaz, as metas SMART podem ajudar os funcionários a desenvolver uma maior compreensão da missão e visão da organização. 

Por sua vez, isso pode promover um ambiente de equipe mais colaborativo, harmônico e alinhado. 

Resultados monitoráveis

As metas SMART, por serem específicas, mensuráveis, atribuíveis, realistas e com prazo definido, fornecem um conjunto claro de parâmetros que podem ser usados para monitorar o progresso e os resultados. 

Com critérios concretos, é mais fácil acompanhar o avanço, identificar problemas e fazer os ajustes necessários para permanecer no curso. 

Essa abordagem baseada em dados ajuda a manter as pessoas responsáveis e minimiza o desperdício de esforços ou recursos em metas que não são claras, irrealistas ou irrelevantes. 

A capacidade de quantificar os resultados também permite uma sensação de realização quando os objetivos são alcançados, o que pode aumentar a motivação para o estabelecimento de metas futuras. 

Adaptabilidade

A adaptabilidade também é fundamental no ambiente acelerado e em constante mudança de hoje. A capacidade de ajustar planos e metas, de acordo com as circunstâncias, pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. 

Combinar a estrutura de metas SMART com foco na adaptabilidade pode dar às empresas uma vantagem competitiva, permitindo que naveguem por desafios imprevistos e capitalizem novas oportunidades. 

Os benefícios dessa abordagem podem ser vistos em maior eficiência, melhores resultados e uma organização mais ágil e responsiva no geral.

Como aplicar as metas SMART em sua empresa?

A aplicação da ferramenta deve ser feita com os seguintes passos: 

  • apresentação do plano para toda a empresa;

  • explicação sobre a importância da SMART para os colaboradores e negócios, no geral;

  • definição dos objetivos;

  • acompanhamento constante dos resultados. 

Quais as desvantagens da ferramenta SMART?

Quais as desvantagens da ferramenta SMART?

O acrônimo SMART foi criado em 1981 por George T. Doran. Embora sua contribuição tenha sido enorme (muitos dos gestores não sabiam como descrever as metas), metas SMART têm algumas limitações.

SMART é um “corretor ortográfico” de metas

Assim como o corretor ortográfico do MS Word sinaliza palavras com erros ortográficos no texto, os elementos do SMART ajudam a garantir que uma declaração de meta foi formulada corretamente. 

Porém, ele não ajuda a determinar se a meta em si é uma boa ideia, reduzindo a elaboração de metas a um processo simplista.

Variação sobre o que significa cada letra do SMART

Após sua versão original criada por Doran, outras versões do SMART foram se popularizando, o que gerou certa confusão nas empresas. 

Por exemplo, a letra “S” passou a ser utilizada como é de small (pequena), simple (simples) e specific (específica). Já a letra “A” começou a ser utilizada como assignable (designável) ou achievable (atingível). 

O mesmo aconteceu com a letra “R”, sendo usada como realistic (realista) ou, em alguns casos, relevant (relevante). 

A última coisa que você precisa é uma ferramenta que traz ambiguidade na sua própria definição. 

Falta de ambição

Metas ambiciosas, quando definidas de forma eficaz e colaborativa, são um combustível para a inovação. 

Ao buscar metas atingíveis e realistas, muitos times deixam de lado possíveis aprendizados para apenas definir uma meta confortável, desencorajando o desafio e a ambição das equipes, que acabam estabelecendo metas abaixo do que poderiam alcançar.

Visão sistêmica reduzida

Em geral, as metas SMART são definidas isoladamente, através de uma única métrica. No mundo atual, diversas variáveis influenciam o atingimento dos objetivos de um negócio. 

Metas SMART e OKR: como decidir a melhor opção para a sua empresa?

Anteriormente, eu citei alguns dos benefícios e algumas desvantagens da ferramenta SMART. 

Metas desafiadoras são justamente o que gera os maiores níveis de resultado e desempenho em uma organização. Para isso, OKR é um excelente guia. 

A definição dos objetivos e resultados-chave traz um senso de desafio, de espaço para testar, acertar, errar, aprender e, assim, evoluir. 

Outro ponto interessante é que os OKRs definem metas que se complementam e geram mais conexão entre as equipes de trabalho. 

Metas SMART são definidas de forma isolada. OKR fornece todo um contexto organizacional, transformando a definição de objetivos e resultados-chave em um exercício que envolve toda a empresa através de foco, alinhamento e colaboração.

Mais do que um corretor ortográfico de metas, OKR é uma abordagem para mobilizar toda a empresa rumo ao que mais importa para os clientes e para o negócio.

Conheça a minha consultoria de OKR, que olha com toda a atenção para as necessidades e expectativas da sua empresa. Tenha metas mais desafiadoras!

Treinamento de OKR introdutório e gratuito
Como obter alinhamento, foco e agilidade com OKR


Conclusão

Neste conteúdo, eu mostrei o que significa a ferramenta SMART. Lembrando que essa ferramenta tem sua devida importância, mas, você pode ter estratégias ainda melhores com a definição dos OKRs. 

Os objetivos e resultados-chave ajudam a empresa a olhar para metas mais desafiadoras e ainda mais alinhadas entre si e entre todas as equipes de trabalho. 

Conte com a consultoria de OKR e alcance resultados muito positivos e impressionantes!

>