• Home
  • /
  • Blog
  • /
  • Gestão
  • /
  • Partnership: o que é e como funciona esse modelo de gestão?
Partnership

O grande triunfo das empresas é o capital humano. Afinal, sem profissionais altamente qualificados e experientes, não se chega a lugar algum. Muitas empresas sabem disso e buscam relações e estratégias de negócios melhores por meio do Partnership. 

Será que essa ideia se encaixa ao seu modelo de negócio? Neste conteúdo, eu vou explicar o que significa essa parceria na prática, quais são suas vantagens e, ainda, como implementá-la com OKRs bem definidos. 

Boa leitura! 

Leia também: 

O que é Partnership?

Partnership, termo inglês, pode ser traduzido para a língua portuguesa como: parceria. Mas, afinal de contas, o que significa isso para as empresas, na prática? Bem, estou falando de uma estratégia em que determinados colaboradores passam a ser, também, sócios da empresa. 

Quais as principais vantagens do Partnership em empresas?

A parceria, quando bem planejada e executada, traz grandes diferenciais tanto para os colaboradores quanto para os negócios. Confira quais benefícios eu separei para esclarecer melhor esse aspecto:

Equipes engajadas e integradas

Quando a empresa possui colaboradores com participação direta nos lucros, certamente, ela ganha em produtividade. Isso porque os novos sócios se sentem mais motivados, responsabilizados e integrados, no dia a dia, logo, eles tendem a se dedicar ainda mais ao trabalho. 

Cultura organizacional consolidada

Implementar uma sociedade empresarial, a partir de um modelo de negócio bem estruturado, melhora a cultura organizacional. Vale lembrar que a cultura da empresa representa seus próprios valores, comportamentos, políticas, estruturas, crenças e afins. 

Então, com a cultura organizacional aprimorada, a ação de todos os colaboradores se torna mais coesa e forte. Desse modo, os processos e, consequentemente, os negócios só tendem a melhorar. 

Aumento de produtividade

Aumento de produtividade

O aumento da produtividade pode ser notado em todas as áreas da empresa, ainda que ela só tenha poucos funcionários como sócios. Digo isso porque os parceiros, mais motivados e engajados, conseguem inspirar os demais profissionais (os que não são sócios). 

Além disso, quem ainda não teve a oportunidade de se tornar sócio, consegue ver que há a possibilidade de crescer muito na empresa. E o desejo de ascender faz com que as pessoas busquem mais conhecimentos, produtividade e resultados. 

Possibilidade de adoção parcial ou integral

O Partnership pode ser parcial (somente com alguns colaboradores como sócios) ou integral (que garante participação nos lucros a todos os contratados da empresa). 

O mais importante é saber que não existe um número padrão de sócios. Cada empresa tem a liberdade de avaliar suas próprias necessidades, condições e vontades. Com isso, tornar quantos sócios ela quiser, com base em decisões conscientes. 

Aumento na atração e retenção de talentos

Para e pense: qual profissional não gostaria de trabalhar em uma empresa que ele sabe que pode crescer tanto, a ponto de até se tornar sócio dos negócios? Certamente, a empresa que segue o Partnership se torna uma grande atração no mercado. 

Além disso, fica mais fácil para um RH Ágil conseguir encontrar grandes talentos nas mais diversas áreas. Depois, vendo as possibilidades de crescimento, esses talentos escolhem permanecer na empresa. 

Quais empresas podem ganhar com o Partnership?

Outro ponto que preciso deixar muito claro: o Partnership é um conceito interessante, mas ele não cabe a todas as empresas. Confira quais tipos de negócios têm mais facilidade para ter colaboradores que são, também, sócios: 

Startups

As startups são modelos de empresas mais enxutas e que desejam crescer muito em um curto espaço de tempo. Mas, no começo dos negócios, é comum que as startups não tenham dinheiro o suficiente para criar muitas equipes com grandes profissionais. 

Diante disso, uma alternativa é usar a gestão de parceria, oferecendo uma fatia da lucratividade (futura) aos novos sócios. 

Grandes empresas

As grandes empresas também podem se beneficiar com o Partnership Business. Isso porque essas organizações já têm estrutura e experiência o suficiente para implementar um novo modelo de gestão. 

Empresas de serviço

Os negócios feitos em sociedade também combinam com empresas de serviços. Digo isso porque os serviços são prestados por pessoas. Logo, ter mais e maiores talentos profissionais impacta na experiência dos clientes

Como montar sua estratégia de Partnership?

Ficou ainda mais interessado no modelo de gestão em pauta? Para implementá-lo, é muito importante seguir os passos abaixo:

Alinhe a nova realidade e a estratégia com a equipe e os sócios

O primeiro passo é conversar de forma franca com todos os novos sócios. Explique quais são os objetivos específicos dos negócios. Além disso, fale sobre remunerações e participação de lucro da empresa. 

Também é importante entender quais são os anseios dos sócios, por exemplo, se futuramente, eles pretendem permanecer ou vender suas partes da sociedade. 

Defina quais métricas serão analisadas e com qual frequência

As métricas significam medidas de desempenho. Ou seja, para saber se a sociedade está trazendo bons resultados, é preciso definir e analisar as métricas. Veja, junto à sua equipe de sócios, quais fatores são mais importantes para os negócios. 

Além disso, claro, é necessário analisar essas métricas com determinada frequência, como uma vez por semana, por mês, enfim. 

Consolide seu plano de opções de compra e venda

Consolide seu plano de opções de compra e venda

O plano de opções de compra e venda estabelece o direito dos sócios de comprarem ações por um determinado valor e espaço de tempo. Para isso, claro, a empresa tem que analisar quais são seus objetivos de retorno financeiro para, depois, fechar o plano de opções de compra e venda. 

Qual a importância do OKR para uma estratégia Partnership?

OKR é uma sigla referente a Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-chave. 

O grande ponto é que definir o OKR é uma ação indispensável para o Partnership. Afinal, os objetivos e resultados-chave são maneiras de definir e comunicar os objetivos da nova gestão, além disso, de medir o progresso baseado em resultados atingidos. 

Resumindo, OKR funciona como o grande norte para a empresa que deseja ter colaboradores-sócios. 

Por isso, vale a pena se dedicar mais a entender OKR. Eu tenho duas soluções para te ajudar nesse sentido: você pode fazer o meu curso gratuito e, ainda, usar ferramentas de OKR

Treinamento de OKR introdutório e gratuito
Como obter alinhamento, foco e agilidade com OKR


Conclusão 

Neste conteúdo, eu mostrei como é ter colaboradores que são, também, sócios dos negócios. Como visto, para muitos modelos de negócios, desde startups a grandes empresas, esse tipo de parceria faz muito sentido. 

Agora, para colher os bons frutos, você precisa ter seus OKR muito bem definidos e devidamente acompanhados. Aproveite os cursos e as ferramentas de OKR que eu disponibilizo!

Leia também sobre exemplos práticos de OKR para RH e saiba como adaptar seu time.

>