• Home
  • /
  • Blog
  • /
  • Gestão
  • /
  • Accountability: entenda o conceito para a gestão de empresas
Entenda o que é accontability

A transparência dentro de qualquer empresa é um ponto-chave para diversos benefícios, como metas e objetivos mais claros, maior satisfação dos colaboradores (que pode ser medida pelo eNPS), aumento da produtividade, dentre outros. Diante disso, preciso colocar o conceito de  Accountability em foco. 

O termo remete a práticas que fazem da empresa um ambiente com tarefas e processos mais claros. Neste conteúdo, então, vou explicar mais sobre o conceito e como inseri-lo no ambiente corporativo. 

Boa leitura!

Curso de OKR Introdutório e Gratuito

Saiba como OKR pode ajudar a sua empresa a resolver a falta de foco, alinhamento e engajamento para conquistar melhores resultados.

O que é Accountability?

 Accountability, em tradução livre, quer dizer: “prestação de contas”. 

Na prática, esse conceito compreende um conjunto de regras, regulamentos e processos que garantem a transparência, a integridade e o comportamento ético. 

Isso em relação àqueles que têm, a seu cargo, a tomada de decisões, a gestão de recursos ou a prestação de serviços a terceiros. 

Além disso, esse tipo de responsabilidade também envolve a obrigação de justificar as próprias ações, gerenciar riscos e conflitos de interesse, além de aprender com erros e feedbacks. 

Então, trata-se de um conjunto de ações muito comuns, por exemplo, da rotina de diretores e gestores de empresas, sejam elas públicas ou privadas. 

É importante frisar que, ao adotar a accountabiity, podemos promover a confiança, a colaboração e o respeito mútuo dentro de uma empresa. Mais adiante, vou citar outros benefícios do conceito em pauta.

Quais os dois tipos de Accountability?

A “prestação de contas” pode ser estabelecida de duas maneiras diferentes, dependendo da cultura de cada empresa. São esses os tipos: 

Accountability vertical

O primeiro é o accountability vertical, que se dá entre gestores e seus liderados, ou seja, entre quem toma as decisões e aqueles que são afetados por elas e devem segui-las. 

Então, na “prestação de contas” vertical, existe uma hierarquia (decisões são tomadas dos cargos mais altos para os mais baixos) da empresa. 

Accountability horizontal

Já o horizontal é o diálogo entre pares ou entre diferentes partes da organização, como a interação entre diretores e gestores. A interação então é feita de igual para igual, ou seja, sem hierarquia. 

Entenda o que é accountability para empresas

Quais os benefícios de trazer o Accountability para sua empresa?

Trabalhar com esse conceito, dentro de uma empresa, pode trazer diversos benefícios, incluindo melhorias na comunicação interna, aumento da transparência e confiança entre os colaboradores e a liderança, e um maior comprometimento com resultados e metas estabelecidas. 

Além disso, a implementação dessa prática também pode ajudar a identificar falhas e pontos de melhoria nos processos da empresa, permitindo uma abordagem mais assertiva na resolução de problemas e tomadas de decisão. 

Em resumo, trazer a “prestação de contas” para sua empresa pode resultar em uma cultura organizacional mais madura e eficiente, favorecendo o crescimento e desenvolvimento do negócio.

Como aplicar a prestação de contas em sua empresa?

Qualquer empresa pode inserir a “prestação de contas” em sua rotina, para isso, é fundamental seguir alguns passos básicos, bem como: 

Tenha suas metas bem definidas e alinhadas

O primeiro cuidado é ter metas alinhadas e bem definidas. É preciso que todos os colaboradores saibam exatamente quais são as suas responsabilidades e metas individuais, bem como as metas da empresa como um todo. 

Caso contrário, não será possível fazer uma “prestação de contas” eficiente. Além disso, é necessário haver métricas claras e objetivas para avaliar o desempenho de cada profissional. 

Dessa forma, cada colaborador passa a ter um senso de propósito e direcionamento, sabendo exatamente o que se espera dele. É certo que a transparência somada a metas alinhadas são a chave para o sucesso de uma empresa.

Defina o método de avaliação

Com o método de avaliação, é possível medir o desempenho de um produto ou equipe, garantindo assim que as responsabilidades estejam sendo cumpridas. 

Ao conhecer seus próprios resultados, cada pessoa pode identificar pontos fortes e fracos, fazendo melhorias quando necessário. 

Dessa forma, aplicar a accountability em sua empresa pode trazer benefícios como maior produtividade, trabalho em equipe e satisfação no trabalho.

Entenda qual é a importância do accountability para empresas

Monitore e recompense bons resultados

Além de tudo o que já comentei, para que a transparência seja efetiva, é importante que exista um sistema de recompensas baseado nos resultados alcançados, incentivando assim os colaboradores a atingirem os objetivos definidos. 

Ao adotar essa abordagem (monitoramento e recompensação), sua empresa estará investindo em um ambiente mais transparente, comprometido e propício ao crescimento.

Qual a diferença entre accountability e responsabilidade

Ao tentar traduzir para o Português, ambas as palavras podem remeter à “responsabilidade”. Porém, existe uma distinção importante entre elas.

Uma pessoa é responsável por tarefas e projetos, o que significa que é seu dever realizá-los. Mais de uma pessoa pode compartilhar uma responsabilidade (trabalho colaborativo). 

Neste sentido, existe um resultado desejado que demanda a responsabilidade, a qual é autogerenciada (você escolhe assumir uma responsabilidade e cumpri-la, ao invés de ser imposta a você).

Por outro lado, accountability está mais ligada à consequência das atividades de alguém, e não ao dever inicial de realizar essas atividades. 

Accountability e OKR: trabalhando juntos para o seu sucesso

Como eu mencionei anteriormente, a “prestação de contas” só funciona mesmo se houver o perfeito estabelecimento de metas bem definidas e alinhadas. 

Agora, como conseguir sucesso nessa tarefa especificamente? O uso de OKR (Objectives and Key Results ou (Objetivos e Resultados-chave) é a resposta certa!

OKR é uma ferramenta poderosa para definir objetivos e medir o progresso da empresa, com base em resultados atingidos, através de foco, colaboração e alinhamento, ajudando a direcionar os esforços de toda a empresa para o que mais importa. 

Conte com a minha consultoria sobre OKR para ter tarefas e processos mais transparentes, além de tantos outros benefícios! 

Conclusão

Neste conteúdo, você soube mais sobre como melhorar a gestão da sua empresa — mais especificamente, como tornar processos e tarefas mais transparentes para todos os envolvidos. 

Vale lembrar que uma das maneiras de conseguir a verdadeira transparência é por meio da definição de OKRs. Então, entre em contato e saiba mais sobre a minha consultoria! 

Baixe agora a sua Planilha de OKR

Organize acompanhe seus OKRs de forma simples e eficaz.

>