Feedback já é um conceito extremamente familiar e difundido no mundo dos negócios, mas você já ouviu falar sobre o feedforward? Este termo também sugere a criação de melhorias para os profissionais, equipes e empresas.
Mas, apesar dos termos serem levemente parecidos, claro, existem várias diferenças entre eles.
Neste conteúdo, eu vou falar mais sobre o que é feedforward, quais são os benefícios dele e como aplicá-lo dentro da empresa.
Boa leitura e aproveite as informações!
Leia também: OKR para RH: como criar passo a passo? [+EXEMPLOS PRÁTICOS]
O que é e como funciona o feedforward em empresas?
Feedforward (“avançar” em tradução livre) é uma técnica de gestão de pessoas que pode melhorar significativamente a comunicação e o fluxo de trabalho nas empresas.
Na prática, essa técnica fornece, aos funcionários, um retorno construtivo sobre como eles podem melhorar seus desempenhos antes mesmo de começarem a trabalhar em um projeto específico.
Além disso, o conceito se concentra na identificação de pontos fortes que podem ser aproveitados, bem como nas áreas que precisam ser melhoradas.
Ele, ainda, sugere soluções alternativas para resultados bem-sucedidos, promovendo uma cultura de visão de futuro entre os membros da empresa.
Ao implementar a técnica de feedforward, as empresas podem criar um ambiente de trabalho que promova a inovação e o aprendizado contínuo.
Além disso, ajuda os funcionários a se sentirem capacitados, resultando em níveis mais altos de engajamento e satisfação no trabalho.
Há ainda outros benefícios muito importantes para qualquer negócio. Daqui a pouco, vou falar mais sobre eles.
Observação: tanto gestores quanto profissionais de RH ou Departamento Pessoal podem trabalhar com o “conceito de avançar”.
Qual a diferença entre feedback e feedforward?
Feedback e feedforward são termos comuns no mundo dos negócios e na gestão de carreiras, como sabemos. Só que há várias diferenças entre os conceitos…
O feedback é o retorno que uma pessoa recebe sobre seu desempenho, seja ele positivo ou negativo, que ajuda a entender quais são os pontos fortes e fracos e onde é possível melhorar.
Já o feedforward é um tipo de retorno (conversa) que se concentra no futuro, em como as pessoas podem melhorar sua performance de maneira proativa e construtiva, geralmente fornecendo sugestões para aprimorar habilidades ou desempenho.
É claro que ambas as técnicas são importantes para o desenvolvimento profissional e pessoal e ajudam os profissionais a maximizarem seus potenciais.
A grande questão, para as empresas, é saber quando cada técnica deve ser utilizada.
Um exemplo: para um colaborador que entrou recentemente na empresa, pode ser mais interessante fornecer um retorno a respeito das potencialidades dessa pessoa. Ou seja, fazer uma visão futura.
Quais as principais vantagens do feedforward?
Há sempre muitas vantagens para citar quando o assunto é essa técnica de gestão.
É importante lembrar que, lá no começo do texto, eu comentei que a técnica melhora significam a comunicação e o fluxo de trabalho dentro das empresas.
Além disso, é possível colher outros excelentes resultados, como os mencionados abaixo. Veja:
Desenvolvimento de talentos
O diálogo focado no futuro ajuda a empresa a desenvolver novos talentos. Depois de um tempo de observação sobre os liderados, o líder (quando bem treinado) consegue identificar os pontos fortes das pessoas.
Já durante uma conversa franca, o gestor pode dizer suas impressões sobre o colaborador. Fora isso, estimular a auto-observação do próprio membro da empresa.
Mais do que isso, o gestor também deve dar clareza sobre como o profissional pode se aperfeiçoar (seja por meio de novos desafios individuais, envolvimento em mais projetos, realização de cursos, enfim).
O mais importante é que a empresa consiga lapidar talentos!
Autoconhecimento sobre a empresa e as equipes
A ideia da técnica de gestão é, também, estimular a autopercepção de colaboradores e equipes. Então, além de dialogar com as pessoas, o gestor também deve mostrar a elas como podem ser mais observadoras no dia a dia.
Isso por si só traz outro grande benefício: o autoconhecimento sobre si mesmo, sobre as equipes e, claro, a respeito da própria empresa.
O acesso a essas informações faz com que cada pessoa veja o que deve ser melhorado e como agir (mais especificamente) em busca de mais resultados e sucesso profissional.
Foco na melhoria contínua
A técnica em pauta também proporciona melhoria contínua ao incentivar as pessoas a se concentrarem na solução de problemas e no desenvolvimento de habilidades e competências para aprimorarem seus desempenhos.
Ou seja, quando as pessoas usam o feedforward de maneira eficiente, elas podem transformar seus pontos fracos em pontos fortes, além de potencializar suas habilidades.
Além disso, a técnica também pode aumentar a autoconfiança e a motivação das pessoas.
Retenção de talentos
Outro benefício que posso citar é a retenção de talentos. E isso é indispensável às empresas diante de um mercado cada vez mais competitivo. Sem dúvidas, sai à frente quem tem equipes altamente capacitadas e engajadas.
Mas, como conseguir manter times focados?
Mostrar preocupação com o desenvolvimento de cada colaborador é fundamental. Mas, claro, isso precisa sair da teoria, ou seja, os gestores devem ter conversas sinceras e abertas com seus liderados.
E é aqui que entra a técnica em pauta, ela mostra que a empresa se preocupa verdadeiramente com seus times. Com isso, os colaboradores se sentem mais valorizados, motivados e com ferramentas certas para crescer nos negócios.
Saiba mais sobre o que é, a importância e como medir a satisfação de seus colaboradores lendo sobre eNPS!
Como desenvolver a técnica de gestão em sua empresa?
Você está certo de que o conceito discutido, neste conteúdo, é a solução para suas equipes? Diante da certeza, é hora de entender como agir para ajudar times e colaboradores.
Confira como usar a técnica de gestão em pauta:
tenha o conhecimento sobre os pilares da técnica (presente, projeções futuras e positividade);
mantenha um diálogo sempre aberto com funcionários e equipes;
pratique a observação sobre os outros, além da auto-observação;
faça perguntas diretas durante as conversas com cada colaborador (por exemplo: “quais ações você acredita que precisa mudar ou melhorar sobre si mesmo?”, “De qual forma a empresa pode somar à sua carreira profissional?” “Quais são seus objetivos a longo prazo?”
tenha um plano de ação;
mostre como as mudanças podem ser encaradas e praticadas diariamente.
fale claramente sobre as próprias ações de cada pessoa, dos times e da empresa, para alcançar o atingimento de metas e objetivos.
Conte com a minha consultoria para ajudar a sua empresa a estabelecer OKRs: objetivos e resultados-chave. Dessa forma, é possível verdadeiramente mensurar as novas estratégias provenientes do feedforward:
Consultoria de OKR
Saiba como evitar os principais erros e acelera o sucesso de OKR na sua empresa.
Conclusão
Neste conteúdo, eu mostrei como conversas francas entre gestores ou profissionais de RH e demais colaboradores podem ser positivas.
Afinal, durante os diálogos, é possível falar e estimular a auto-observação de funcionários a respeito de suas habilidades, pontos de melhoria, enfim.
Muito além disso, lembre-se de que, com a minha consultoria de OKR, é possível estabelecer estratégias mensuráveis e, assim, conseguir grandes resultados para profissionais, clientes e negócios, no geral.
Treinamento de OKR introdutório e gratuito
Como obter alinhamento, foco e agilidade com OKR