• Home
  • »
  • Blog
  • »
  • Gestão
  • »
  • Foco em resultado: como melhorar e alcançar objetivos
foco em resultado grafico

Ter foco em resultado requer primeiramente compreender a diferença entre esforço e resultado.

O que queremos no final é que nossos times estejam mais focados em gerar benefícios mensuráveis e menos em processos ou atividades. Neste artigo eu compartilho sobre como desenvolver foco em resultados.

Na sua empresa e nos seus times de trabalho, você mede esforço ou resultado? Pare por um momento e faça as seguintes perguntas:

  1. “Qual percentual do meu tempo no trabalho é gasto falando de datas de entrega, cronogramas e projetos?”
  2. “Qual percentual do meu tempo no trabalho é gasto falando sobre quais são os principais resultados que temos que atingir nos próximos meses”?

Se a maior parte da sua agenda está ocupada na primeira pergunta, você ainda não está com foco em resultados.

O que é ter foco em resultado?

Dizemos que uma empresa ou um time tem foco em resultado quando existe um processo deliberado onde as pessoas conversam e buscam definir quais são os benefícios que irão gerar para os clientes e para o negócio nos próximos meses.

Mas como desenvolver foco em resultados? Isto é algo muito além de definir uma meta de receita, pois implica em compreender de fato como meus produtos e serviços estão gerando valor (ou não estão) para os clientes. 

Muitos de nós já estamos acostumados a medir esforço. Completude de projetos, avanço de cronogramas e entregas de tarefas são exemplos de mensurações de esforço.

Foco em resultado é algo diferente. É medir as consequências benéficas e mensuráveis que as atividades geraram.

Quais são as características de empresas com foco em resultados?

Empresas com foco em resultado são direcionadas a dados (data-driven) e isso faz parte da sua cultura em todos os níveis, desde o CEO. 

Quando toda a liderança da empresa toma suas decisões baseadas em dados, abre-se um caminho para que este comportamento esteja presente em todos os times.

No fundo, estamos falando de liderar pelo exemplo. Você já ouviu falar da síndrome do HiPPO

HiPPO é a tendência que existe em uma empresa, devido à sua cultura, de acatar a opinião da pessoa mais bem paga (Highest Paid Person’s Opinion) como a melhor.

A imagem abaixo do livro How Google Works ilustra um cenário típico de cultura de HiPPO.

trabalho em equipe com foco em resultados

Nessa imagem, um time está mostrando através de vários números e análises que a opção A é a mais adequada. Porém, a pessoa na sala com o maior salário (HiPPO) opta pela opção B.

Infelizmente encontramos essa síndrome em executivos de muitas empresas. As decisões são tomadas no topo da organização sem dar ouvidos à sabedoria dos times, abafando qualquer tentativa de construir uma cultura baseada em dados e resultados. 

Quando os dados estão transparentes, todos podem opinar e dar feedback com relação às melhores alternativas, criando-se uma cultura de dados, resultados e colaboração.

Nesse instante me lembro de uma frase de Jim Barksdale, ex-CEO da Netscape: 

“Se tivermos dados, vamos examinar os dados. Se tudo o que temos são opiniões, vamos com as minhas.”

Principais estratégias para não perder o foco nos objetivos

Para que uma empresa não perca o foco nos seus principais objetivos, a palavra chave é comunicação!

Quando você se cansar de comunicar, é sinal que está ficando claro para as pessoas. 

Outro fator importante é foco! Em uma empresa que busca crescimento, é natural que exista uma quantidade enorme de projetos e iniciativas em andamento ao mesmo tempo.

E é fácil cair na tentação de continuar iniciando novos projetos.

Ter ideias e iniciar novas tarefas é prazeroso, gera uma sensação boa nos times. O difícil é terminar.

Por isso, uma das frases que me inspira muito vem da comunidade do método Kanban: 

“Pare de começar e comece a terminar”.

Isso mesmo. Existem momentos nos quais precisamos parar de abrir novos projetos, e precisamos terminar o que já está em andamento.

Caso contrário, será bem difícil os times darem foco nos principais objetivos.

Como desenvolver foco em resultado no trabalho

Quando observamos as empresas com foco em resultado e uma cultura de crescimento, algumas características saltam aos olhos:

São empresas que fomentam experimentos controlados (safe-to-fail) que buscam testar suposições.

Elas colocam foco na aprendizagem contínua por meio de investigação, curiosidade e transparência, em vez de julgamentos e certezas.

Nessas empresas existe um processo de feedback contínuo - para cima, para baixo e em toda a organização - baseado em um compromisso compartilhado de ajudar uns aos outros a crescer e melhorar.

E o mais importante, existe um ambiente seguro no qual os líderes estão dispostos a se colocar em vulnerabilidade e assumir a responsabilidade pessoal por suas deficiências e erros.

Treinamento com foco em resultado para empresas

É possível treinar a empresa e seus times para que tenham mais foco em resultados? Sim! Uma das melhores ferramentas para isso é OKR.

OKR é uma sigla em Inglês que significa “Objectives and Key Results” (Objetivos e Resultados Chave).

É uma maneira poderosa de definir objetivos e medir seu progresso baseado em resultados atingidos, através de foco, colaboração e alinhamento, ajudando a direcionar os esforços de toda a empresa para o que mais importa.

Treinamento de OKR introdutório e gratuito
Como obter alinhamento, foco e agilidade com OKR


Métodos para obter o foco em resultados

Existem algumas recomendações simples (mas não tão fácil de serem executadas) para ajudar a obter foco em resultados.

Escolha boas métricas 

Muitas métricas são fáceis de serem identificadas e mensuradas. Receita, clientes, custo, e NPS são alguns exemplos.

Você certamente consegue obter os dados mais atualizados dessas métricas a qualquer momento. 

O difícil é definir métricas para o que você não mede hoje. Esse é um dos principais pontos de alavancagem para criar uma cultura de resultados.

Por exemplo, para garantir uma excelente experiência para o cliente, muitas vezes precisaremos criar métricas detalhadas sobre a experiência em si, o que inclui medir como está sendo a jornada dos clientes ao utilizar os produtos e serviços que oferecemos.

métodos de como melhorar o foco em resultados

Tenha uma estrutura de dados confiável

Uma reclamação comum que escuto nas empresas é que muitas vezes os times não sabem onde coletar os dados!

Ou quando sabem, os dados não são confiáveis - não existe uma infraestrutura mínima que disponibilize dados confiáveis para a mensuração.

Em algum momento será necessário investir nessa infraestrutura. Sem flexibilidade e velocidade para acessar e analisar os dados, os times irão desanimar e a cultura de resultados dificilmente será fortalecida.

Como conquistar excelentes resultados em equipes

Quando falamos de foco em resultados em equipes, um ponto crucial é a colaboração.

Em uma empresa que está minimamente inserida em um contexto de inovação precisa de um alto grau de colaboração entre as pessoas.

Cada vez menos é possível gerar valor para os clientes sem que um grupo de pessoas colabore para construir produtos e serviços incríveis.

Logo, falar de resultados em equipes é falar de colaboração.

Uma equipe auto-organizada é aquela que tem condições de definir quais resultados ela deve gerar nos próximos meses.

Ao invés de esperar alguém “lá de cima” definir o que o time precisa fazer, ou quais resultados devem atingir, o time, de forma proativa, reflete sobre seus próprios resultados.

Líderes com foco em resultados

Se existe algo que ajuda muito uma empresa a evoluir é liderança com foco em resultados. Ao observar líderes com foco em resultados, algumas características interessantes aparecem:

Eles comunicam a estratégia e o que é mais importante para a empresa de forma clara. Falta de clareza e direcionamento é uma das principais causas de desmotivação das equipes.

Portanto, líderes que se comunicam bem e fornecem orientações claras têm uma equipe muito mais engajada.

O líder com foco em resultados também trabalha junto aos times para definir metas desafiadoras e ambiciosas, de forma honesta e transparente, as quais os membros da equipe concordam.

Quando metas ambiciosas são definidas de forma colaborativa na equipe, o engajamento aumenta e coisas incríveis acontecem.

Outra característica do líder com foco em resultado é que ele está sempre preocupado em desenvolver seus colaboradores.

Eles sabem que pessoas bem treinadas são muito mais produtivas. 

Por fim, o líder com foco em resultado gosta de receber feedback e é receptivo a aconselhamentos. Isso é fundamental, pois os colegas não ficarão parados se virem que o líder está prestes a cometer um erro.

Líderes que pedem feedback e buscam melhoria contínua são altamente respeitados. 

Concluindo, não existe uma fórmula mágica sobre como melhorar o foco em resultados. Mas um excelente caminho é construir uma liderança com foco em resultados e começar a medir benefícios ao invés de somente esforço.


 

>