• Home
  • »
  • Blog
  • »
  • Cases
  • »
  • Case OKR: como a Fundacred ganhou agilidade com OKR
Case OKR FUNDACRED

Neste case OKR veremos como foi a adoção de OKR na FUNDACRED. Saiba como esta ferramenta poderosa foi fundamental para a empresa superar os desafios do crescimento e atravessar o período difícil da pandemia com agilidade.

A FUNDACRED é uma instituição sem fins lucrativos com mais de 47 anos de existência, sediada em Porto Alegre. 

Eles realizam a gestão de crédito educacional de forma sustentável para mais de 250 instituições de ensino de todo o Brasil, promovendo o diálogo e a conexão entre pessoas, instituições e empresas.

Case OKR: 4 problemas antes da adoção

Antes de adotar OKR, identificamos na empresa os seguintes problemas:

  1. Já havia uma série de KPI’s definidos e monitorados por departamentos, mas não havia uma visão integrada e sistêmica.
  2. Havia silos departamentais que impossibilitavam a existência de objetivos em comum (compartilhados), e limitavam bastante o aprendizado entre times e a colaboração - fatores cruciais para empresas que desejam inovar, crescer e encantar seus clientes.
  3. A estratégia do negócio não era vista de forma que pudesse ser acionável pelos times, o que impactava diretamente na forma como eles priorizavam suas atividades, projetos e desenvolvimento de produtos.
  4. As pessoas não sabiam exatamente como poderiam contribuir com o sucesso da fundação, limitando o engajamento dos times.

A preparação para adoção de OKR

Após ler alguns livros sobre gestão e OKR, a diretoria se comprometeu em iniciar sua jornada de adoção e nos procurou para guiá-los neste desafio.

Neste vídeo, o diretor executivo Nívio Delgado conta como foi o processo de adoção de OKR e quais benefícios tiveram.

Para que uma empresa tenha sucesso com OKR e colha todos os benefícios desta ferramenta, é preciso apoio, patrocínio e comprometimento dos executivos da empresa. 

De fato, na FUNDACRED, arrisco dizer que o principal fator de sucesso de OKR foi a atuação de seu diretor executivo Nívio Delgado durante todo o processo. 

Sua participação ativa desde os treinamentos iniciais e durante todo o período de amadurecimento do processo foi fundamental para que OKR se tornasse parte da cultura da empresa.

Desafios na adoção de OKR

OKR foi fundamental para que a FUNDACRED pudesse atravessar o período difícil de 2020 de forma muito mais integrada. 

Mas não foi fácil. O primeiro trimestre de adoção sempre é um período de muito aprendizado e na FUNDACRED não foi diferente. Para muitos membros dos times, o tema de métricas, analytics e definição de metas e objetivos era algo novo.

Eles passaram por treinamentos e sessões de coaching, o que ajudou muito a evoluir a qualidade dos OKRs que eles definiram.

Após o primeiro trimestre, a empresa já conseguiu colher frutos importantes e se adaptou rapidamente para um segundo trimestre de OKR ainda melhor.

Os 4 benefícios após a adoção

A empresa obteve ganhos importantes com a adoção de OKR:

  1. Segundo seu diretor executivo, as squads passaram a fazer muito mais sentido, uma vez que tinham clareza e um objetivo comum, com Key Results acionáveis.
  2. Após OKR começar a se tornar parte da cultura da empresa, havia um pensamento muito mais sistêmico entre os times. 
  3. Eles deixaram de investir horas a fio no tradicional planejamento estratégico e passaram a ter objetivos mais claros em períodos mais curtos de tempo, mais clareza sobre “onde estamos e para onde vamos”, e principalmente como iremos medir. 
  4. O nível de agilidade e adaptabilidade diante das mudanças aumentou, além de maior colaboração através de objetivos comuns entre diferentes áreas. 

Para saber mais sobre OKR, assista ao curso gratuito introdutório clicando abaixo.

Treinamento de OKR introdutório e gratuito
Como obter alinhamento, foco e agilidade com OKR

>