A liderança exponencial é uma filosofia de liderança na qual líderes atuam de forma intencional para gerar possibilidades e de um futuro inclusivo, equitativo, positivo e abundante.

A era de mudanças exponenciais da atualidade requer liderança exponencial. Mas o que é um líder exponencial e o que isso significa na prática? Este artigo mostra de onde surgiu este conceito, seus pilares e exemplos e caminhos para desenvolver a sua liderança.

Não deve ser novidade para você que vivemos em um momento no qual a velocidade das mudanças e a complexidade do trabalho aumentam de forma exponencial, gerando grande incerteza e desafios cada vez maiores para nós líderes.

O mundo VUCA não vai embora tão cedo. Pelo contrário. A mudança promete acelerar cada vez mais.

Assim, para navegar com sucesso em um mundo em rápida mudança, uma das principais necessidades de desenvolvimento de líderes passa a ser substituir o pensamento antigo por um novo paradigma de liderança.

O que é liderança exponencial?

Um dos termos cunhados para representar esse novo paradigma é liderança exponencial.

Liderança exponencial é um paradigma de liderança com um conjunto de práticas, pensamentos e comportamentos para que líderes possam atuar de forma intencional na construção de possibilidades e de um futuro inclusivo, equitativo, positivo e abundante. 

Neste sentido, o líder exponencial reconhece que, para navegar com sucesso no mundo atual, apenas criar vantagem estratégica para suas organizações não é mais suficiente. É preciso adquirir novas habilidades.

O termo foi criado por Lisa Kay Solomon - autora, educadora e Chair de Práticas Transformacionais e Liderança da Singularity University.

Quais são as características do líder exponencial

O líder exponencial é aquele que desenvolve sua liderança em quatro papéis fundamentais: futurista, inovador, tecnológico e humanitário. Na verdade, esses quatro perfis estão interconectados, gerando insights e conhecimento entre eles. 

Imagine esses perfis como um sistema de aprendizagem holístico que possibilita imaginar, capturar e escalar a geração de valor em um mundo cada vez mais complexo, dinâmico e desigual. Essa é a essência da liderança exponencial.

Perfis da liderança exponencial

Vamos explorar os quatro pilares da liderança exponencial, iniciando pelo futurista.

Futurista

A primeira habilidade proposta pela liderança exponencial é nos tornarmos “futuristas habilidosos”, aprendendo a transformar surpresa em antecipação consciente.

Na prática isto significa pensar grande e imaginar novas possibilidades de forma ousada e otimista. Significa também compreender que essas possibilidades podem emergir mais cedo do que esperamos.

Para isto, nós líderes devemos estar confortáveis com o desconfortável. Nem sempre teremos todas as informações para tomar decisões e temos que nos contentar com o que é conhecido agora, neste momento, para poder explorar o desconhecido.

Leia a frase acima novamente e veja como esta forma de operar não é comum para a grande maioria dos líderes que buscam reduzir a incerteza e a complexidade através de métodos de planejamento do futuro e gestão de risco.

Porém, esses planejamentos tradicionais consideram que eventos futuros são simplesmente novas versões de eventos passados, presumindo que o ritmo da mudança será linear, falhando na maioria das vezes.

Segundo a Lisa Solomon, como futuristas, os líderes precisam se sentir à vontade para fazer perguntas abertas sobre premissas para enxergar novas possibilidades, a partir de uma curiosidade genuína sobre o futuro.

Inovador

O segundo pilar é o perfil inovador do líder exponencial, ou seja, a descoberta de novas ideias através de um processo de ideação criativa e experimentação - elementos fundamentais para a inovação.

Esta também é uma quebra de paradigma para muitos líderes que buscam somente redução de custos, velocidade e aumento de margens de lucro como seus principais critérios de sucesso.

Ou seja, a maioria dos líderes ainda está focada em minimizar a variabilidade do seu entorno, buscando expandir e extrair valor do que têm hoje. 

Essa abordagem ignora a real compreensão do cliente e não busca a exploração de novas oportunidades. Líderes inovadores, por outro lado, estão sempre pensando no cliente. 

Eles usam processos centrados no ser humano, como observação e questionamento, para coletar insights, além de storytelling e visual thinking para compartilhar hipóteses e ideias de forma rápida e eficaz.

Além disso, eles desenvolvem uma mentalidade de crescimento para testar e reunir evidências sobre o que aprenderam, tudo isso em meio à crescente complexidade e incerteza.

Tecnológico

Sabemos que o avanço da tecnologia desafia o status quo de muitas empresas. Neste sentido, Lisa Kay Solomon define o terceiro perfil do líder exponencial como o tecnólogo. 

Segundo ela, à medida que a inovação tecnológica acelera, os líderes precisam entender quais tecnologias irão afetar diretamente seu setor e quais afetarão os setores adjacentes.

No entanto, entender a tecnologia apenas a partir de uma perspectiva de engenharia de software não basta. Líderes exponenciais devem lidar com as implicações éticas, morais e sociais das tecnologias, pois a disrupção tecnológica está rapidamente ultrapassando os regulamentos, leis e normas sociais existentes. 

Humanitário

O quarto perfil, humanitário, consolida os três anteriores (futurista, inovador e tecnólogo) para melhorar as vidas das pessoas e da sociedade como um todo, e isso passa a ser parte da própria missão da organização.

O líder exponencial se pergunta o tempo todo como construir explicitamente um negócio usando a tecnologia para criar um impacto positivo. 

As B-corps, por exemplo, são empresas com fins lucrativos certificadas para atender a rigorosos padrões de desempenho socioambiental, responsabilidade e transparência.

Outro exemplo é investir na criação de uma cultura positiva e um ambiente de trabalho significativo na empresa, criando um ambiente de trabalho que inspire em engaje os colaboradores e parceiros.

Quando vemos drones que entregam suprimentos médicos após desastres naturais, por exemplo, podemos começar a imaginar um mundo onde a tecnologia vai além da nossa imaginação para acreditar em um mundo melhor.

Diferença entre liderança exponencial e liderança transacional

Diferente do líder exponencial, o líder transacional foca na troca como mecanismo central da liderança, por exemplo, com o uso de recompensas e punições para orientar o comportamento das pessoas. 

A liderança transacional é uma abordagem na qual líderes atuam de acordo com os modos de operação pré-definidos e buscam garantir a continuidade das operações com eficiência, com os sistemas e processos em vigor e focados no cumprimento das metas estabelecidas.

Esses líderes podem impor ações disciplinares, estabelecer uma estrutura sistêmica e definir um roteiro de ação, formular e implementar políticas e motivar as pessoas rumo a um excelente desempenho.

Portanto, veja que o líder transacional não está preocupado com a visão futurista, inovadora, tecnológica e humanitária do líder exponencial. Ele busca garantir que as tarefas atribuídas sejam cumpridas prioritariamente, atendendo aos critérios de qualidade desejados.

Como se tornar um líder exponencial?

Foque na cultura

Uma de suas missões como um líder exponencial é ajudar nas mudanças culturais da sua organização. Isso requer consistência e resiliência por parte dos líderes, e também uma boa pitada de inconformismo com o status quo. 

A cultura organizcional é um elemento que pode quebrar uma empresa e, portanto, deve ser prioridade para os líderes, não podendo ser algo delegado ou terceirizado. 

Empoderar as pessoas

Construa times preparados para a mudança. Capacite e autorize as pessoas para que possam fazer um ótimo trabalho. Autonomia é chave para as pessoas ficarem engajadas rumo às mudanças.

Propósito e paixão

Propósito e paixão são duas alavancas muito poderosas para mover as pessoas. O propósito claro alimenta a paixão para fazer acontecer, gerando energia. 

Líderes exponenciais empoderam as pessoas através de um propósito forte e cativante, desbloqueando o potencial que talvez elas nunca souberam que tinham. Cabe aos líderes definir o propósito e construir uma equipe em torno dele.

Quando aplicar a liderança exponencial

Diante do cenário atual com uma curva acelerada de mudanças, líderes exponenciais são extremamente valiosos para as organizações.

Porém, um aspecto importante da liderança exponencial é que você não irá conseguir aplicar 100% do tempo, pois requer uma energia enorme para operar desta forma.

A sabedoria está em identificar os momentos nos quais você deverá atuar para catalisar as mudanças necessárias. 

Portanto, não se trata em eliminar todas as outras abordagens de liderança, mas sim de aprender a operar também a partir de uma forma exponencial de pensar, incluindo as demais.

Como aplicar essas competências na prática do cotidiano em sua empresa?

Eu quero compartilhar algo que aprendi na minha jornada de liderança. Aprender métodos e ferramentas diferentes é ótimo. Aumentamos nosso portfólio com mais opções para solucionar problemas. Isso é chamado de desenvolvimento horizontal (lateral).

No entanto, se não trabalharmos em nosso desenvolvimento vertical, mais cedo ou mais tarde chegaremos a um teto. Por desenvolvimento vertical quero dizer a profundidade e a complexidade do que sabemos sobre nós mesmos e nosso ambiente – que evoluem ao longo da vida.

Mais uma vez, pergunte a si mesmo: qual é o meu processo de desafiar minhas próprias perspectivas, premissas, crenças e, se necessário, “desaprender” e criar novas? O líder exponencial está a todo momento se desafiando neste sentido. 

Para desenvolver e aplicar sua liderança exponencial no dia a dia, algumas práticas simples mas eficazes podem ajudar muito.

  • Nunca deixe de investir no seu autoconhecimento - quanto mais você sabe sobre você, mais conscientes e autênticas serão as suas decisões.
  • Abra espaço para colaboradores gerarem ideias, insights e sugestões. Por exemplo, os programadores são uma das maiores fontes de inovação para produtos digitais.
  • Mantenha uma comunicação aberta e transparente em toda a empresa.
  • Ajude as pessoas a desafiarem a sua própria forma de pensar, gerando conflito positivo de ideias.
  • Desenvolva a sua agilidade de liderança para tomar melhores decisões em meio à complexidade e incerteza.
  • Aprenda a se sentir confortável com o desconfortável.
  • Busque e forneça feedback de forma radicalmente honesta e empática.

Neste artigo, vimos sobre o que é a liderança exponencial e navegamos pelos quatro perfis do líder exponencial. 

Ao praticar as habilidades descritas em cada perfil, os líderes aumentam sua capacidade de antecipar mudanças importantes, fazer escolhas e tomar decisões de forma consciente e proativa , gerando um futuro melhor para suas organizações e comunidades.

Por fim, terminamos com a frase do David Roberts: “Líderes exponenciais não tentam mudar o mundo. Eles mudam a si mesmos primeiro”.

Posts Relacionados

Receba insights sobre Business Agility no seu e-mail

Inscreva-se em nossa newsletter e tenha acesso aos principais conteúdos e tendências sobre agilidade para os negócios.

Marque uma conversa com nossa equipe e evolua a agilidade de seus líderes e os resultados do negócio

>