O que é Liderança Adaptativa

Atualmente, uma das habilidades essenciais que as empresas precisam adquirir é a capacidade de mobilizar as pessoas para encarar os desafios de um mundo em constante mudança e obter sucesso. A essa habilidade se dá o nome de liderança adaptativa.

O líder adaptativo é aquele que ajuda a empresa e os indivíduos a lidarem com mudanças em ambientes de incerteza e complexos, nos quais não existem respostas claras, prontas e previsíveis.

Segundo Ron Reifetz e Marty Linsky, grandes especialistas em liderança, para internalizar esse tipo de liderança é necessário antes reconhecer que existem dois diferentes tipos de problemas desafiadores enfrentados em uma organização: problemas complicados e problemas complexos adaptativos.

Problemas complicados

Um problema complicado necessita de especialistas e análise. Para entender o problema e solucioná-lo, especialistas conseguem analisar o cenário e adotar as chamadas “boas práticas” para resolvê-lo.

Quando desmontamos um relógio de pulso, por exemplo, e levamos as peças para um relojoeiro, após alguns minutos ele certamente conseguirá nos entregar o relógio montado novamente. Eu não conseguiria fazer o mesmo, mas o especialista em relógios consegue.

Para resolver um problema complicado, podemos, por meio de análise, fazer a decomposição de uma ideia em diferentes partes menores até o nível das atividades a serem realizadas pelas pessoas.

Isso é possível uma vez que o mesmo problema (ou projeto, atividade, etc.) já aconteceu no mesmo contexto de mercado, com os mesmos clientes, tecnologia e equipes envolvidas.

Imagine uma escola de dança que está cheia de alunos matriculados, mas que no período de dezembro a janeiro tem sua receita brutalmente reduzida devido à falta de alunos.

Este também pode ser considerado um problema complicado para a escola de dança, pois é praticamente certo que a falta de alunos está relacionada ao período de férias, no qual os alunos viajam.

A escola então realiza um projeto para abrir uma “Turma de Verão”, com condições especiais de preço combinando diferentes aulas. Este projeto implicará alocação de pessoas do administrativo, professores de dança e recursos financeiros. Provavelmente dará bastante trabalho, mas a causa do problema é conhecida, bem como a solução. Trata-se, portanto, de um problema complicado.

Problemas complexos

Problemas considerados complexos não têm receita de bolo pronta com a solução e sua natureza é completamente diferente dos problemas complicados. Eles não podem ser resolvidos com conhecimento técnico ou com gestão de rotinas e procedimentos.

O caminho rumo à solução de um problema complexo não raro gera novos padrões de comportamento nas pessoas envolvidas, pois as faz adquirir novos conhecimentos e aprendizados, indo além do que já sabem.

Além de novo aprendizado, é necessário também inovação, pensar diferente, ir além do status quo, fazer algo que provavelmente jamais tenha sido feito dentro da empresa.

Imagine uma grande parcela de um país que sofre com a desigualdade social. Existe alguma receita de bolo para resolver esse problema? Sabemos exatamente as causas dele? Essa ausência de causa e efeito faz com que este problema seja considerado complexo.

O líder adaptativo

O cenário atual da maioria das empresas está repleto de problemas complexos, mas muitos líderes insistem em tentar resolvê-los como problemas complicados.

O líder adaptativo é aquele que identifica e reconhece problemas complexos. Em vez de dar soluções para suas equipes, ele gerencia os conflitos e mobiliza as pessoas de forma coletiva, mantendo as normas e barreiras, mas atuando como facilitador.

Abaixo algumas características dos líderes adaptativos:

  • Atuam com transparência.
  • Assumem e aceitam suas próprias falhas.
  • Têm respeito pelas pessoas.
  • Têm inteligência emocional: a capacidade de identificar, acolher e gerenciar suas emoções e necessidades.
  • Têm atitude para influenciar taticamente os seus liderados rumo aos objetivos do time e da empresa.
  • São proativos e mobilizam os times para explorar oportunidades.
  • Procuram endereçar problemas complexos no menor tempo e com a maior eficácia possível.
  • Ajudam efetivamente a empresa a se adaptar às mudanças de estrutura, processos ou cultura.
  • Sempre estão cientes das necessidades de negócio e dos stakeholders.
  • Navegam de forma produtiva em pontos de vistas divergentes e diversos antes de tomarem uma decisão.
  • Não temem assumir alguns riscos e fazer experimentos.
  • Encorajam a inovação.

Essas habilidades têm a capacidade de levar o líder a lugares a que outros líderes não teriam condições de chegar.

Mobilizar pessoas para enfrentar problemas adaptativos complexos implica ajudá-los a entrar em uma zona de risco onde ocorrem novos aprendizados, novas compreensões de si mesmo (autoconhecimento) e novas maneiras de agir.

Você se considera um líder adaptativo?

Gostou deste conteúdo? Então assine a minha newsletter e receba mais conteúdos como este diretamente no seu e-mail.

Grande abraço!

Thomaz Ribas

Você também pode gostar

CADASTRE-SE NA LISTA DE ESPERA

Fique tranquilo(a). Entraremos em contato o quando uma nova turma for aberta

You have Successfully Subscribed!