A diferença entre gestão e liderança

Qual a diferença entre gestor e líder? O que diferencia liderança de gestão? Certa vez eu estava em um debate sobre liderança e uma das pessoas me perguntou:

“Como os executivos podem liderar organizações complexas e difíceis de operar de forma confiável e eficaz?”

Eu então respondi:

“Esta é uma boa pergunta, mas não é sobre liderança, e sim sobre gestão. São dois temas importantes, porém completamente diferentes.”

Muitos executivos ainda utilizam essas duas palavras como se fossem sinônimos, e isso pode causar uma grande confusão dentro de uma organização (além de me deixar bastante inquieto, eu confesso).

Essa confusão mostra que muitos ainda não enxergam a diferença crucial e as funções vitais existentes em cada um desses termos.

As pessoas em geral usam o termo “liderança” para se referir às pessoas que estão no topo da empresa. Aqueles que estão na camada logo abaixo muitas vezes são chamados de “gerência”, e então vem todo o “resto”: trabalhadores, especialistas e colaboradores individuais.

Trata-se de uma estrutura concebida há mais de 100 anos  que insiste em contaminar muitas empresas: “líderes pensadores” acima e “empregados executores” abaixo.

Geralmente, quando se pensa em “liderança“, muitos se referem a características de personalidade (ou “carisma”). Mas, como poucos de nós têm grande carisma, conclui-se que poucas pessoas podem exercer liderança. Essa associação pode colocar a empresa em uma cilada.

Gestão é um conjunto de processos, tais como planejamento, orçamento, gerenciamento de projetos, contratação, medição de desempenho, solução de problemas, entre outros, que ajudam uma organização a fazer de forma minimamente previsível aquilo que sabe fazer bem. Através da boa gestão a empresa irá entregar os produtos e serviços de valor para seus clientes, com qualidade consistente.

Fazer uma gestão eficaz é algo extremamente difícil, não importa o tamanho ou a complexidade da empresa. Trata-se de uma tarefa crucial para a sobrevivência e o crescimento de um negócio. Mas gestão não é liderança.

Liderança está associada a ajudar uma empresa a encontrar seu estado desejado futuro e então levá-la para lá. Trata-se de uma habilidade que ajuda a encontrar oportunidades que estão surgindo a todo momento do mundo exterior (fora da empresa) e explorar com sucesso essas oportunidades.

Liderança é visão. A visão responde “Para onde queremos ir no futuro?”. É uma imagem inspiradora do que a empresa deseja se tornar. Esse futuro pode ser 2, 5, 10, 15 anos, dependendo da organização. O líder cria uma visão e inspira outros a segui-la. Ele faz escolhas estratégicas difíceis e lidera a inovação.

Liderança é produzir mudanças úteis. Liderança não tem a ver com atributos ou currículo, mas é essencialmente comportamento.

Em um mundo com uma taxa de mudança cada vez maior, a liderança é cada vez mais necessária e bem-vinda. Ela deve vir de todos em uma empresa, não importa onde estejam na hierarquia. A noção de que algumas pessoas extraordinárias no topo podem fornecer toda a liderança necessária é uma receita para o fracasso.

Muitas vezes, quando precisamos de mais liderança para ter melhores resultados em uma empresa, tudo o que tentamos fazer é trabalhar mais e gerenciar mais. No fim, acabamos como organizações supergerenciadas e sublideradas, que são cada vez mais vulneráveis ​​em um mundo em rápida evolução.

Liderança é hoje mais importante do que nunca, na medida em que organizações e equipes se tornam cada vez mais conectadas, virtuais, ágeis, velozes e socialmente conscientes.

Existem pouquíssimas organizações hoje que têm liderança de verdade. Para melhorar esse cenário, temos de reconhecer que não estamos falando sobre gestão quando falamos de liderança.

Gostou desse conteúdo? Então assine a minha newsletter e receba mais conteúdos como este direto no seu e-mail.

 

CADASTRE-SE NA LISTA DE ESPERA

Fique tranquilo(a). Entraremos em contato o quando uma nova turma for aberta

You have Successfully Subscribed!