Como melhorar a comunicação interna na sua empresa

Nessa minha jornada fornecendo mentoria, consultoria e coaching para empresas fica bastante claro como a comunicação interna faz toda a diferença.

A comunicação é uma ferramenta que promove sinergia para alcançar a estratégia estabelecida em uma empresa. Conforme uma empresa ganha escala, um dos maiores desafios passa a ser escalar a comunicação e manter o foco nas iniciativas mais importantes.

Comunicação interna é a transmissão e o compartilhamento de informações estratégicas em um ambiente corporativo. Trata-se de uma ferramenta de extrema importância na transformação da estratégia em ação e resultados. 

A importância da comunicação interna

O principal objetivo da comunicação interna é alinhar as informações entre os líderes da organização e os demais colaboradores.

Sem uma boa comunicação com as equipes, as estratégias dificilmente alcançarão os resultados esperados. Infelizmente é muito comum encontrarmos empresas onde grande parte dos colaboradores não têm clareza dos objetivos estratégicos, do que acontece na empresa e do que se espera deles.

Quando a comunicação interna não é bem-feita, a empresa corre o risco de ter diversos colaboradores trabalhando em iniciativas que não agregam nada para o negócio. Como consequência, muitos acabam não sendo utilizados em todo o seu potencial.

Com o tempo, este cenário pode se tornar destrutivo, reduzindo a eficiência organizacional. Outras consequências de uma má comunicação na empresa são: 

Queda de produtividade

O nível de desperdício de tempo e dinheiro aumenta devido a desencontro ou ausência de informação na hora certa para que as pessoas possam tomar ações de forma eficaz.

Falhas em projetos

É comprovado que cerca de 80% das falhas em projetos (iniciativas que têm início, meio e fim para se gerar um novo produto, serviço ou resultado) são decorrentes de problemas de comunicação.

Engajamento das equipes

A falta de comunicação interna muitas vezes é interpretada como falta de transparência e de colaboração, aumentando a frustração e diminuindo o engajamento das pessoas.

Maior turnover

A taxa de substituição de colaboradores antigos por novos (turnover) tende a aumentar devido à falta de comunicação e redução do engajamento dos colaboradores.

Por que empresas falham na comunicação interna?

Falta de participação das equipes

Um dos fatores que mais contribuem para a falha na comunicação interna é a falta de participação das equipes na definição de objetivos e metas.

Obviamente são os executivos da empresa que definem os objetivos estratégicos, como, por exemplo, aumentar as vendas em 20%. Mas e os objetivos táticos das equipes? Qual seria um objetivo do time de tecnologia para que as vendas aumentem? Talvez aumentar a velocidade de navegação no site em 25%? Reduzir a quantidade de incidentes em 20%?

Ninguém melhor que a própria equipe para definir como eles podem ajudar a empresa a atingir os objetivos estratégicos. Mas para isso eles precisam saber quais são os objetivos estratégicos e isso pode ser feito com uma boa comunicação interna.

Falta de habilidade do líder

Independente de qual seja o estilo de liderança, a falta de habilidade dos líderes em comunicar é uma dificuldade que encontramos nas organizações.

Muitas vezes os executivos e gestores não têm a percepção da importância da comunicação interna, pois acreditam que é algo secundário.

Essa baixa percepção de valor muitas vezes é resultado da dificuldade em mensurar e acompanhar os indicadores.

Dicas para melhorar a comunicação interna

Tenha clareza da sua missão e estratégia e as comunique

Cada empresa tem a sua missão. Todos os esforços devem ser direcionados para o cumprimento dela. Caso sua empresa já tenha uma missão clara, reforce-a com os times com frequência. Isso ajudará a dar clareza para que todos contribuam com o seu melhor.

O mesmo vale para a sua estratégia. A estratégia de uma organização é definida pelas prioridades amplas estabelecidas em reconhecimento ao seu ambiente operacional que ajudam a perseguir sua missão.

Se você não tiver uma missão e estratégia claras e bem-comunicadas, fatalmente sofrerá com as disfunções citadas acima.

Ao comunicar, utilize uma linguagem simples

Simplicidade é o segredo da boa comunicação. Lembre-se de que as palavras vão chegar aos ouvidos de pessoas que muitas vezes não conhecem os jargões técnicos corporativos. Evite o corporativês.

Transparência

Transparência é um dos pilares para a boa comunicação interna e para o engajamento dos colaboradores. Comunique as notícias boas e ruins com transparência. Seus colaboradores precisam receber a informação de você, antes que recebam de alguém de fora da empresa.

Utilize os meios de comunicação e a tecnologia

Comunique utilizando os diferentes meios disponíveis, tais como email, quadros físicos (gestão visual), pequenas palestras, intranet corporativa, rede social corporativa, entre outras.

Eventos entre times

Promova pequenas iniciativas para que os times se conheçam mais, não somente no aspecto profissional (o que o outro time faz) mas também no aspecto de relacionamento (conhecer mais as pessoas do outro time).

Se você quer melhorar o clima organizacional, aumentar a produtividade das equipes, aumentar o nível de engajamento e reduzir a rotatividade dos colaboradores, então capriche na comunicação interna!

 

Grande abraço!

Thomaz Ribas

 

“A arte da comunicação é a linguagem da liderança.” – James Humes.

CADASTRE-SE NA LISTA VIP

Fique tranquilo(a). Entraremos em contato o quanto antes!

You have Successfully Subscribed!